sexta-feira, 19 de abril de 2013

COMO MOTIVAR OS ALUNOS PARA A DISCIPLINA NA SALA DE AULA





ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAR OS ALUNOS PARA A DISCIPLINA NA SALA DE AULA 

Apresentamos algumas das estratégias que os professores podem utilizar para prevenir e gerir situações de indisciplina dos alunos:

• Manter-se sempre calmo, sereno e seguro, no sentido de modelar o comportamento dos alunos;
• Ser flexível, desde que coerente e estável, na forma de atuação, podendo alguma surpresa no comportamento do professor em relação aos alunos permitir uma maior eficácia na influência sobre estes (por exemplo, o professor pode aproveitar e manifestar humor na algumas situações inesperadas em vez de ficar perturbado com elas);
• Evitar confrontos desnecessários, sendo mais tolerante (por vezes, é preferível que o professor faça que não percebe ou que deixe passar algumas situações menos graves do que tentar controlar todas as situações, pois pode perder a eficácia na atuação quando realmente se justifica intervir);
• Nunca se esquecer que também já foi aluno, criança ou adolescente, e que também gostava de brincar e conversar;
• Evitar categorizar ou rotular os alunos indisciplinados, pois pode contribuir para a manutenção do comportamento destes. (por exemplo, não dizer “ Tinha que ser você !”);
• Não se distanciar dos alunos indisciplinados, apenas estabelecendo relação com eles quando apresentam comportamentos de indisciplina, pois nenhum aluno é sempre indisciplinado durante todos os minutos em que decorrem as aulas;
• Tendo em conta que os comportamentos de disciplina também podem ser aprendidos, enfatizar os aspectos positivos do comportamento e da aprendizagem dos alunos, encorajando os seus progressos e fomentando uma expectativa de autoconfiança (por exemplo, dizer “sei que você é capaz”), não estabelecendo interação apenas quando o comportamento é incorreto ou quando há insucesso na aprendizagem;
• Dialogar com os alunos indisciplinados, procurando compreender os motivos que estiveram na base dos comportamentos identificados e fazendo com que estes alunos também compreendam o papel do professor, mas sobretudo que o professor também é uma pessoa (também é “de carne e osso”) que deve ser respeitada;
• Fazer com que os alunos voltem a acreditar que podem vir a alcançar resultados escolares positivos; ( os alunos indisciplinados quase sempre tem baixa auto estima). 
• Delegar funções de “assistente” ou líder informal da turma, para a gestão da indisciplina na sala de aula; 
• Repreender os alunos em particular quando tal atitude é efetivamente necessária; (Previsto no Conselho de classe).
• Identificar os casos de alunos com problemas familiares (por exemplo, agressividade na família ou alimentação deficiente) e tentar contribuir dentro do possível, para a resolução de tais situações;
• Fazer com que os próprios alunos identifiquem os comportamentos a corrigir, no sentido de os responsabilizar e de os levar a desenvolver uma “disciplina interior”. Aliás, o desenvolvimento da autodisciplina deve ser o objetivo de qualquer estratégia para gerir a indisciplina dos alunos; (ARENDS, 1995; ESTRELA, 1992).








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