terça-feira, 16 de abril de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA PROJETOS DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1






  • Escolher um literato como patrono da turma, colocando o nome dele na porta da sala. O professor trabalhará com os alunos sua biografia e obra.
    • Montar cantinhos de leitura nas escolas que não possuem biblioteca.
  • Colocar lembretes, cartazes, poesias, em todos os ambientes da escola.
  • Propor momentos de leitura que envolvam a escola inteira. Todos param o que estão fazendo para alguns minutos de leitura.
  • Baú de leitura: A escola deverá organizar uma caixa de livros, resultantes de uma campanha. Cada dia ela pode passar em uma sala.
  • Reconto – a classe escolhe uma história conhecida, ou que foi lida e reconta mudando o roteiro da mesma. Pode ser feito individualmente ou o professor escreve o que os alunos contam (quando as crianças ainda não escrevem). Com as histórias recontadas pode-se montar um livro e apresentá-lo no encerramento do projeto.

  • Livros 5 estrelas – pedir as crianças que pensem num livro que gostem e queiram recomendar à outra classe. Se não souberem escrever, o professor escreve. Ex: a turma A indica o Livro tal para a turma C.

  • Hora da leitura - leitura diária de diversos gêneros textuais. Pode ser realizado no momento da rodinha. A leitura pode ser feita pelo professor ou por um aluno;

  • Divulgação com arte – confeccionar meios de divulgação do projeto e das atividades realizadas utilizando desenhos, pintura, colagem, montagem, etc.

  • Dia da leitura (semanal) – pedir aos alunos que tragam de casa material de leitura de interesse ou oferecer gêneros variados como: poesia, piada, conto, literatura, textos informativos, historias em quadrinhos, etc. planejar um momento específico e preparar o ambiente para a leitura. 

  • Palanque de leitura – lugar para as crianças partilharem as partes da leitura que mais gostou;

  • Troca- troca de leitura – leitura individual e depois relato oral sobre o texto lido. Pode ser preparado um palco para essa atividade;

  • Modernização de histórias tradicionais – instigar a imaginação dos alunos pedindo que coloquem nas histórias clássicas objetos modernos. Ex: Pedir que coloquem na história de chapeuzinho vermelho um computador. Essas produções também podem ser utilizadas no livro de histórias dos alunos;

  • Ilustrando poesia - o professor ler os versos com entusiasmo e entonação, depois incentiva o diálogo com o texto e logo após pede para ilustrarem. Pode ser montado um livro de poesias utilizando os textos ilustrados pelos alunos;

  • Pequenos leitores – disponibilizar livros e material de leitura diversificado na sala, incentivar as crianças a escolher um livro para ler, depois pedir que algumas crianças partilhem o que leu. Essa atividade pode ser realizada também com as crianças que ainda não lêem convencionalmente;

  • Vamos ler? – os alunos levam livros para casa nos finais de semana para que os familiares possam ler para eles ou ler com eles e depois socializa a leitura com a turma na escola;

  • Caminhada da leitura – pedir às crianças que observem e leiam, no percurso até a escola, tudo o que estiver escrito no ambiente: placas , nomes de lojas, nomes de ruas, etc. Na escola fazer um cartaz com alguns nomes que as crianças observaram. (quando a criança ainda não ler, pedir ao adulto que a acompanha que leia para ela);

  • Leitura de rótulos – pedir que as crianças tragam de casa vários tipos de rótulos. Observar com elas as cores, os desenhos e onde há letras e números. Classificar os rótulos de acordo com a utilidade e expor na sala. Ex: em produtos de limpeza, de higiene, alimentos, etc.

  • Texto memorizado – escrever uma parlenda ou trava-língua numa folha de cartolina, ler com a classe para que brinquem com o texto e decorem;

  • Sequência correta - recortar as frases de um texto  e entregá-lo  aos alunos para que leiam e colem na sequência correta;

  • Música e leitura – trabalhar a letra da música, leitura do texto e a melodia;

  • Teatro de leitura – dramatização de histórias lidas ou construídas pelo grupo utilizando fantoches;

  • Caderno coletivo de leitura – o professor sorteia o aluno que vai levar para casa o caderno onde serão registradas as leituras. O aluno sorteado escreve ou desenha o que mais gostou na leitura. Cada folha do caderno deve conter espaços reservados para ser escrito o nome da obra, autor, data da leitura, nome do leitor e texto ou desenho deste sobre o que leu;

  • Curtindo leituras – momento coletivo em que alunos, professores, diretor, coordenador, operacional, porteiro serão convidados a partilhar as leituras realizadas;

  • Leitura compartilhada – cada aluno Lê uma parte do livro, no final todos, ou quase todos terão participado;

  • Ficha de leitura – destinada ao registro individual das leituras feitas pelos alunos. Deverá ser arquivada na turma e divulgada para outros grupos;

  • Passaporte de leitura – espécie de carteirinha onde serão marcados os livros lidos com uma resumida ficha de leitura;

  • Propaganda de leitura – as crianças divulgam e indicam leituras através de resenhas expostas no mural da escola. Deve ser contada parte da história de forma que o leitor sinta-se instigado a ler a obra inteira;

  • Sala de leitura – organizar nas escolas que não têm biblioteca para que os alunos possam tomar livros emprestados para ler em casa;

  • Avental de histórias – confeccionar aventais com cenário das histórias e dedoches dos personagens.

                Feira de leitura – pode ser realizada na culminância do projeto, com exposição das produções das crianças, dramatizações realizadas durante os trabalhos, etc.


5 comentários:

  1. Bom dia. As sugestões e dicas são excelentes, muito úteis. Obrigado a(as)os blogueiros(as)

    ResponderExcluir
  2. Amei as ideias, irão me ajudar bastante em um projeto que estou desenvolvendo.
    Parabéns pelo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Gostei bastante, vou usar essas dicas..?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, as sugestões e dicas são de grande ajuda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, as sugestões estão me ajudando muito.

    ResponderExcluir