sexta-feira, 10 de maio de 2013

DISCUTINDO ÉTICA NA SALA DE AULA






FALANDO DE CONVIVÊNCIA

“ O QUE VOCÊ FARIA?

... Se a professora percebesse que você está colando na prova ?
... Se você ganhasse uma bola nova e seu vizinho pedisse a bola emprestada?
... Se um velho maltrapilho pedisse para você ajuda-lo a atravessar a rua?
... Se você não tivesse aquela mochila que todo mundo tem?
... Se sua mãe descobrisse que você pegou dinheiro na carteira dela e não avisou?
... Se você visse seu amigo roubando alguma coisa?
... Se você fosse à casa de um amigo e descobrisse que ele é muito pobre?
... Se alguém inventasse uma coisa feia sobre você?
QUANTA PERGUNTA?
Você respondeu de um jeito e outras crianças responderam diferente, teve quem nem quis saber, quem discutiu e quem ficou pensando no assunto.  
O QUE FAZER?
... Desde quando o homem morava nas cavernas o mundo exigia regras de convivência. Quando elas ainda não existiam era uma confusão... O QUE FAZER? - DIFÍCIL CHEGAR A UMA CONCLUSÃO? O QUE É CERTO? O QUE É ERRADO? QUAL A SUA ESCOLHA? E A CONCLUSÃO?
Foram séculos de conflitos, guerras, buscas e tentativas. Os homens convivendo em grupos cada vez maiores. E enquanto surgiam e se formavam cidadãos, países e até grandes impérios, também apareciam pensadores, filósofos e líderes religiosos procurando respostas e novos caminhos.
Sócrates, que acreditava na bondade, no conhecimento, na felicidade e explicava suas ideias para a juventude dizia “Conhece-te a ti mesmo”.
Assim Platão dizia “Cada um pode viver bem num bom lugar”, Aristóteles falava “O homem bom deve ser um bom cidadão” , Moisés e Cristo falaram, cada um a seu modo, como o homem poderia viver melhor, em harmonia com seu semelhante, com a natureza e com Deus....
...( )Mas não era tão fácil....Havia muitas injustiças. O novo mundo foi descoberto junto as pesquisas, ideias e ciências.  Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Galileu Galilei, e Immauel Kant, que dizia “O homem é responsável pelos seus atos e tem consciência de seu dever” A máquina evoluiu, os homens se agrupando em grandes cidades e as regras de convivências foram se modificando.
Então as pessoas passaram a desejar o fim das injustiças, mais liberdade e igualdade.
Aquele servo que só obedecia queria melhorar sua vida. E alguns reis que só mandavam deixaram de ser reis.
...( )Agora tudo anda depressa, com tecnologias fantásticas. Muita coisa mudou, as exigências do mundo junto as nossas expectativas de vida são outras.
Os homens cada vez mais numerosos , cada vez mais agrupados e as relações cada vez mais complicadas.
QUE CONFUSÃO ! E AGORA?
Muita coisa mudou ....
A relação pai e filhos .... Entre homem e mulher ... Os jovens podem falar e se manifestar... A criança é mais respeitada pelos adultos...
MAS AINDA EXISTEM ...
... muitas crianças abandonadas e maltratadas, miséria, gente que não tem o que comer e nem onde morar, injustiças, leis que não são cumpridas, péssimos governantes, racismo...
... existem guerras, violência, abusos de poder, pessoas que destroem a natureza...
... e também os mal-educados, que não falam bom dia nem boa noite, não respeitam nada e desconhecem as gentilizas...
... os que prometem e não cumprem e não são amigos de ninguém.
O QUE FAZER?
RESPEITAR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM!
POR FALAR NISSO: EU GOSTO DE SORVETE...
Estudar e aprender muito bem as coisas de que a gente mais gosta
Ajudar quem precisa ....Defender a própria opinião ....Falar a verdade... Ver o sol nascer ...Lutar pela igualdade entre todos ....Conviver bem com todo mundo ...Receber elogios ...Ter amigos ...Cuidar das próprias coisas ... Descobrir que nem sempre se tem razão  ...Sonhar, pensar, ficar alegre...
É BOM IMAGINAR O DIA SEGUINTE ”
FIM!!

Com ilustrações de Michael Iacocca e  o texto de Liliana Iacocca, da Editora Àtica. O livro é  uma história em quadrinhos, mesclados com textos. Suprimimos alguns trechos para encurtar a história.... Mas você quiser pode trabalha-lo na íntegra ou readaptar o texto.


PROPOSTA DE ATIVIDADES: “O que você faria se você...”

Parte 1:
Divida a turma em pequenos grupos (2 alunos).  Cada grupo receberá uma pergunta diferente. Estas são as mesmas apresentadas pelos autores. Você pode criar outras, a depender da faixa etária da turma.
“O que você faria se ...
... Você encontrasse uma caixa de canetas no pátio da escola e você soubesse de quem é?
...Se seu pai lhe desse uma bronca porque o rádio está quebrado mas o culpado é seu irmão?
...Se sua irmã ou irmão passasse o tempo todo xeretando suas coisas?
...Se você fosse almoçar na casa de um amigo e servissem a comida que você mais odeia?
...Se todo mundo elogiasse seu colega pelo trabalho escolar mas quem fez tudo foi você?
“O QUE FAZER? DIFÍCIL CHEGAR A UMA CONCLUSÃO? O QUE É CERTO? O QUE É ERRADO? QUAL A SUA ESCOLHA? E A CONCLUSÃO? RESPEITAR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM! ”.
- DISCUTA COM SEUS COLEGAS E  COMBINEM UMA SOLUÇÃO:
Para as turmas mais velhas, você pode fazer outros questionamentos. Por exemplo:
... Se você tivesse com dor de cabeça e seu vizinho ligasse o som nas alturas ?
... Se você fosse comprar pão e recebesse dinheiro a mais?
... Se você ligasse o som bem alto na sua casa e seu vizinho reclamasse?
... Se você visse alguém sendo discriminado?

Parte 2:

Os alunos deverão responder com suas próprias conclusões. Deverá escrevê-la num pedaço de papel. Caso a dupla não entrar em consenso, deve-se apresentar as duas respostas e a turma toda discute. Depois de alguns minutos, cadeiras em círculo, inicia-se a discussão. Cada dupla apresenta sua pergunta e solução e colocá-la na mesa. (È hora de promover a oralidade. Todos deverão deixar o outro falar e ser ouvido, respeitando pontos de vista diferentes....).

2 ATIVIDADE -  É ético ou antiético ?
De posse das respostas escritas , um aluno lê pergunta e resposta e o grupo todo julgará se pode ser considerada uma resposta ética ou antiética.
3 ATIVIDADE -  POR FALAR NISSO: EU GOSTO DE SORVETE... E você gosta de quê?
Os alunos podem criar suas próprias respostas e apresentá-las oralmente.

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