
FALANDO DE CONVIVÊNCIA
“ O QUE VOCÊ FARIA?
... Se a professora percebesse
que você está colando na prova ?
... Se você ganhasse uma bola
nova e seu vizinho pedisse a bola emprestada?
... Se um velho maltrapilho
pedisse para você ajuda-lo a atravessar a rua?
... Se você não tivesse aquela
mochila que todo mundo tem?
... Se sua mãe descobrisse que
você pegou dinheiro na carteira dela e não avisou?
... Se você visse seu amigo
roubando alguma coisa?
... Se você fosse à casa de um
amigo e descobrisse que ele é muito pobre?
... Se alguém inventasse uma
coisa feia sobre você?
QUANTA PERGUNTA?
Você respondeu de um jeito e
outras crianças responderam diferente, teve quem nem quis saber, quem discutiu
e quem ficou pensando no assunto.
O QUE FAZER?
... Desde quando o homem morava
nas cavernas o mundo exigia regras de convivência. Quando elas ainda não
existiam era uma confusão... O QUE FAZER? - DIFÍCIL CHEGAR A UMA CONCLUSÃO? O
QUE É CERTO? O QUE É ERRADO? QUAL A SUA ESCOLHA? E A CONCLUSÃO?
Foram séculos de conflitos,
guerras, buscas e tentativas. Os homens convivendo em grupos cada vez maiores.
E enquanto surgiam e se formavam cidadãos, países e até grandes impérios,
também apareciam pensadores, filósofos e líderes religiosos procurando
respostas e novos caminhos.
Sócrates, que acreditava na
bondade, no conhecimento, na felicidade e explicava suas ideias para a
juventude dizia “Conhece-te a ti mesmo”.
Assim Platão dizia “Cada um pode viver bem num bom lugar”,
Aristóteles falava “O homem bom deve ser um bom cidadão” , Moisés e
Cristo falaram, cada um a seu modo, como o homem poderia viver melhor, em
harmonia com seu semelhante, com a natureza e com Deus....
...( )Mas não era tão
fácil....Havia muitas injustiças. O novo mundo foi descoberto junto as
pesquisas, ideias e ciências. Nicolau
Copérnico, Isaac Newton, Galileu Galilei, e Immauel Kant, que dizia “O homem é responsável pelos seus atos e tem
consciência de seu dever” A máquina evoluiu, os homens se agrupando em
grandes cidades e as regras de convivências foram se modificando.
Então as pessoas passaram a
desejar o fim das injustiças, mais liberdade e igualdade.
Aquele servo que só obedecia
queria melhorar sua vida. E alguns reis que só mandavam deixaram de ser reis.
...( )Agora tudo anda depressa,
com tecnologias fantásticas. Muita coisa mudou, as exigências do mundo junto as
nossas expectativas de vida são outras.
Os homens cada vez mais numerosos
, cada vez mais agrupados e as relações cada vez mais complicadas.
QUE CONFUSÃO ! E AGORA?
Muita coisa mudou ....
A relação pai e filhos .... Entre
homem e mulher ... Os jovens podem falar e se manifestar... A criança é mais
respeitada pelos adultos...
MAS AINDA EXISTEM ...
... muitas crianças abandonadas e
maltratadas, miséria, gente que não tem o que comer e nem onde morar,
injustiças, leis que não são cumpridas, péssimos governantes, racismo...
... existem guerras, violência,
abusos de poder, pessoas que destroem a natureza...
... e também os mal-educados, que
não falam bom dia nem boa noite, não respeitam nada e desconhecem as
gentilizas...
... os que prometem e não cumprem
e não são amigos de ninguém.
O QUE FAZER?
RESPEITAR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM!
POR FALAR NISSO: EU GOSTO DE SORVETE...
Estudar e aprender muito bem as
coisas de que a gente mais gosta
Ajudar quem precisa ....Defender
a própria opinião ....Falar a verdade... Ver o sol nascer ...Lutar pela
igualdade entre todos ....Conviver bem com todo mundo ...Receber elogios ...Ter
amigos ...Cuidar das próprias coisas ... Descobrir que nem sempre se tem razão ...Sonhar, pensar, ficar alegre...
É BOM IMAGINAR O DIA SEGUINTE ”
FIM!!
Com ilustrações de Michael
Iacocca e o texto de Liliana Iacocca, da
Editora Àtica. O livro é uma história em
quadrinhos, mesclados com textos. Suprimimos alguns trechos para encurtar a
história.... Mas você quiser pode trabalha-lo na íntegra ou readaptar o texto.
PROPOSTA DE ATIVIDADES: “O que você faria se você...”
Parte 1:
Divida a turma em pequenos grupos
(2 alunos). Cada grupo receberá uma
pergunta diferente. Estas são as mesmas apresentadas pelos autores. Você pode
criar outras, a depender da faixa etária da turma.
“O que você faria se ...
... Você encontrasse uma caixa de
canetas no pátio da escola e você soubesse de quem é?
...Se seu pai lhe desse uma
bronca porque o rádio está quebrado mas o culpado é seu irmão?
...Se sua irmã ou irmão passasse
o tempo todo xeretando suas coisas?
...Se você fosse almoçar na casa
de um amigo e servissem a comida que você mais odeia?
...Se todo mundo elogiasse seu
colega pelo trabalho escolar mas quem fez tudo foi você?
“O QUE FAZER? DIFÍCIL CHEGAR A
UMA CONCLUSÃO? O QUE É CERTO? O QUE É ERRADO? QUAL A SUA ESCOLHA? E A
CONCLUSÃO? RESPEITAR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM! ”.
- DISCUTA COM SEUS COLEGAS E COMBINEM UMA SOLUÇÃO:
Para as turmas mais velhas, você
pode fazer outros questionamentos. Por exemplo:
... Se você tivesse com dor de
cabeça e seu vizinho ligasse o som nas alturas ?
... Se você fosse comprar pão e
recebesse dinheiro a mais?
... Se você ligasse o som bem
alto na sua casa e seu vizinho reclamasse?
... Se você visse alguém sendo discriminado?
Parte 2:
Os alunos deverão responder com
suas próprias conclusões. Deverá escrevê-la num pedaço de papel. Caso a dupla
não entrar em consenso, deve-se apresentar as duas respostas e a turma toda
discute. Depois de alguns minutos, cadeiras em círculo, inicia-se a discussão.
Cada dupla apresenta sua pergunta e solução e colocá-la na mesa. (È hora de
promover a oralidade. Todos deverão deixar o outro falar e ser ouvido,
respeitando pontos de vista diferentes....).
2 ATIVIDADE - É ético ou
antiético ?
De posse das respostas escritas ,
um aluno lê pergunta e resposta e o grupo todo julgará se pode ser considerada
uma resposta ética ou antiética.
3 ATIVIDADE - POR FALAR NISSO:
EU GOSTO DE SORVETE... E você gosta de quê?
Os alunos podem criar suas
próprias respostas e apresentá-las oralmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário