quarta-feira, 12 de junho de 2013



PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATINGA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Creche (2 e 3 anos)

O planejamento da rotina nas instituições de educação infantil é de fundamental importância, pois contribui com a formação integral da criança, com o processo de construção da autonomia, segurança, estabilidade, responsabilidade e organização do tempo e espaço.
No entanto, não se constitui em um planejamento rígido, mas flexível e prazeroso, em que devem ser contemplados os âmbitos identidade e autonomia e as diferentes linguagens (linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, arte e movimento).
                Desta forma, o cotidiano nas creches deve prever momentos diversificados em sua organização, com atividades que contemplem as necessidades de cuidado, educação e brincadeiras das crianças de 02 e 03 anos de idade. Esses momentos deverão ser planejados com atividades que estimulem a criatividade, a interação com crianças e adultos, a imaginação e a experimentação.
             A rotina na creche deve ser organizada considerando também as necessidades biológicas das crianças dessa idade, cuidados com alimentação, momentos de higienização e para descanso, uma vez que estas necessidades nesta fase são tão importantes quanto as “afetivas, cognitivas, motoras e sociais”(LDB9394/96). O planejamento deve garantir um bom aproveitamento do tempo e garantir que todas as crianças se envolvam nas atividades.


SUGESTÃO DE ROTINA PARA CRECHE (período integral)

Acolhimento - receber as crianças, manter contatos com pais e responsáveis.

Café da manhã e lanche – os momentos de refeição também devem ser considerados educativos, neles as crianças vão aprendendo a ser independentes e autônomos, bem como construindo hábitos saudáveis de higiene, desde que os adultos saibam intervir nestes momentos com intencionalidade de construir estes hábitos.

Hora da roda – momento de interação entre crianças e professores com conversa informal, músicas, brincadeiras. Podem ser realizados neste momento também a chamadinha, calendário, combinados e a agenda do dia.

Hora da leitura - leitura de histórias, contos ou outros tipos de texto para as crianças. Os textos devem ser curtos, bem ilustrados e lidos com ênfase para que possa prender a atenção das crianças nessa faixa etária.

Hora da atividade orientada – atividades baseadas na proposta de conteúdos para maternal, as quais envolvem os eixos linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, artes e movimento.

Hora da atividade diversificada – também planejadas pelo professor envolvem momentos de escolha pelas crianças, podem ser trabalhados jogos educativos, musica, DVD, TV, modelagem com massinha ou argila, desenho livre, recorte e colagem, pintura com guache, manuseio de livros, etc.

Hora da higiene (higiene das mãos, escovação e banho) – nesses momentos a intervenção do professor deve objetivar a construção da autonomia das crianças, que aos poucos vão aprendendo a fazer higiene das mãos sozinhas, a observar a forma correta de manusear a escova dental e a cuidar da higiene do próprio corpo. É importante orienta-las sobre os momentos adequados a cada um destes momentos, como lavar as mãos antes das refeições e após usar o sanitário, escovar os dentes após as refeições, etc.

Hora do almoço e jantar –  orientar para construção de hábitos saudáveis de alimentação e saúde, também para a independência.
Hora do repouso – após a higiene bucal (depois do almoço) deve ser planejado o momento para repouso (sono), proporcionando um ambiente tranqüilo, se possível com músicas calmas.
 Atividades livres ou dirigidas no Pátio (recreação) - atividades realizadas dentro ou fora da sala de aula envolvendo o movimento do corpo, como: brinquedo, brincadeiras livres, jogos de regras, banho de mangueira, corridas etc.
 Tempo da Arrumação – orientar as crianças para organizar os materiais utilizados nas atividades ou brincadeiras.

Música e dança – As atividades com música são indispensáveis na educação infantil, uma vez que contribui no processo de construção do conhecimento, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração e atenção.

Artes – Atividades que envolvam apreciação e leitura de obras de arte diversificada, como: esculturas e pinturas. Também devem ser planejadas atividades que possibilitem que as crianças experimentem diversas técnicas e materiais nas suas produções artísticas.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. . Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Vol. 1, 2 e 3. Brasília: MEC, SEB, 1998.
CRAIDY, Carmem Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. (org.).Educação infantil: pra que te quero?. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

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