terça-feira, 18 de junho de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 

Projetos de trabalho a serviço do projeto político-pedagógico


O projeto político-pedagógico visa colocar em prática, coletivamente, as ações intencionais  da escola (Veiga, 2002). Por definição é:

• Projetos, pois rompe com o presente e sonha com um futuro, diferente do momento atual;

• Político, já que visa formar e dar bases para que os cidadãos possam integrar-se e interagir na sociedade;

• Pedagógico, no sentido de traçar planos e as definições das ações educativas da escola. Assim, de forma democrática e autônoma, a escola define que tipo de cidadão pretende  formar e inserir na sociedade e, posteriormente, estabelece os meios para alcançar os fins planejados.

A organização do trabalho pedagógico é fundamental para evitar as ações de forma fragmentada e compartilhada, de tal maneira que as diferentes disciplinas, saberes e conhecimentos e os diferentes atores voltem-se, conjuntamente, rumo aos fins intentados.

Importante é a definição bem clara dos fins do PPP para, em seguida, buscar os meios, que são as estratégias para alcançar tudo aquilo que foi planejado de forma coletiva.
Dentre as várias estratégias, o trabalho com a dinâmica de projetos temáticos pode ser uma das alternativas, porém que fique claro que não é a única.

Tomando como exemplo um dos possíveis objetivos existentes em um PPP:
• A escola deverá auxiliar os alunos no desenvolvimento de atitudes analíticas,reflexivas, críticas e atuantes diante das diversidades étnicas, sociais e culturais existentes na comunidade local em primeiro plano, mas abordando também a mesma problemática no âmbito do Brasil.

Podemos notar o quão amplo é este objetivo e que, se não forem traçados planos de ações para atingí-los, ele ficará apenas como uma “bela frase” do documento. Por sinal, esse é um dos grandes problemas do PPP quando não é construído de forma coletiva, pois, se elaborado apenas pelo corpo diretor da instituição, não terá o compromisso dos demais membros envolvidos no processo educacional.

Se o PPP foi elaborado de forma coletiva, com a participação efetiva de todos os membros que constituem o quadro da comunidade escolar, então, diante desse objetivo, devem ser feitas as seguintes perguntas:

• Como vamos atingir este objetivo?
• Quais são as estratégias que utilizaremos?
• O que e como cada disciplina pode colaborar para que ele seja atingido?
• Onde e como pais e comunidade podem colaborar?

Provavelmente as respostas a estes questionamentos darão a orientação prática e pedagógica para que realmente o objetivo saia do papel e atinja sua efetivação.

Dentre as múltiplas possibilidades, podemos chegar à conclusão de que um projeto de trabalho ou temático que enfoque a pluralidade cultural, a história da comunidade, a origem da sua família etc, pode ser uma das estratégias para alcançarmos o objetivo intentado. Nesse caso, o projeto temático será o meio para atingirmos o fim pretendido.

 http://www.edicoessm.com.br/files/gestorescolar/projeto/apoio.pdf
Texto discutido no Encontro de Coordenadores Pedagógicos - 17/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário