quarta-feira, 12 de junho de 2013



PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATINGA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA ESPORTE E LAZER
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O planejamento da rotina nas instituições de educação infantil é de fundamental importância, pois contribui com a formação integral da criança, com processo de construção da autonomia, segurança, estabilidade, responsabilidade e organização do tempo e espaço.
No entanto, não se constitui em um planejamento rígido, mas flexível e prazeroso, em que devem ser contempladas as diferentes linguagens (linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, arte e movimento).
Desta forma, o cotidiano na educação infantil deve conter momentos diversificados em sua organização, com atividades que contemplem as necessidades de cuidado, educação e brincadeiras das crianças até os 05 anos de idade. Esses momentos deverão prever atividades que estimulem a criatividade, a interação com crianças e adultos, a imaginação e a experimentação.

ACOLHIMENTO – Momento de acolhida das crianças na sala.
RODA DE CONVERSA – Logo após a chegada, onde podem ser desenvolvidas atividades com música, dança, conversa informal. Nesse momento também podem ser realizadas atividades com calendário, brincadeiras com crachás e apresentação da agenda do dia.
HORA DA LEITURA – Momento de leitura diária feita pelo professor objetivando despertar nas crianças o gosto pela leitura.
CALENDÁRIO – Marcação diária do calendário pelo professor com ou sem ajuda das crianças.
CHAMADINHA – Momento da chamada, onde poderão ser realizadas atividades com nomes das crianças escritos em crachás, podendo utilizar também músicas, brincadeiras.
AGENDA – Apresentação das atividades que serão realizadas durante o dia, bem como dos projetos que estão sendo trabalhados.
HORA DA ATIVIDADE – Momento dedicado aos eixos: linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade. Vale lembrar que estes deverão ser planejados tendo em vista a interdisciplinaridade com os demais: música, artes e movimento como consta no material encaminhado para elaboração dos planos de curso.
HIGIENE E LANCHE – Estes momentos devem ser planejados tendo em vista as necessidades nutricionais, psicológicas e sociais das crianças. Precisa ser um momento prazeroso, de partilha com os colegas e de construção de hábitos saudáveis de higiene e alimentação.
RECREAÇÃO E BRINCADEIRAS – O brincar é essencial na educação infantil. As atividades envolvendo brincadeiras devem fazer parte do planejamento das instituições, pois a partir delas as crianças aprendem a conviver com pessoas diferentes, a compartilhar idéias e objetos, desenvolve a criatividade e a autonomia. Podem ser atividades realizadas dentro ou fora da sala de aula envolvendo o movimento do corpo, como: brinquedo, brincadeiras livres, jogos de regras, banho de mangueira, corridas etc.

MÚSICA E DANÇA – As atividades com música são indispensáveis na educação infantil, uma vez que contribui no processo de construção do conhecimento, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração e atenção.
HORA DA HISTÓRIA – Momento de leitura de histórias e contos, em que o adulto pode planejar atividades diversas utilizando fantoches, fantasias, músicas, sacolas de leitura, baú de leitura, empréstimo de livros, entre outros.
ARTES – Atividades que envolvam apreciação e leitura de obras de arte diversificada, como: esculturas e pinturas. Também devem ser planejadas atividades que possibilitem que as crianças experimentem diversas técnicas e materiais nas suas produções artísticas.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. . Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Vol. 1, 2 e 3. Brasília: MEC, SEB, 1998.
CRAIDY, Carmem Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. (org.).Educação infantil: pra que te quero?. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.









SUGESTÃO DE ROTINA PARA PRÉ-ESCOLA – TURMAS DE 4 E 5 ANOS

HORÁRIO

SEGUNDA- FEIRA

TERÇA- FEIRA

QUARTA- FEIRA

QUINTA- FEIRA

SEXTA- FEIRA

Acolhida
Roda de conversa
Acolhida
Roda de conversa
Acolhida
Roda de conversa
Acolhida
Roda de conversa
Acolhida
Roda de conversa


Hora da leitura

Hora da leitura

Hora da leitura

Hora da leitura

Hora da leitura

Calendário
Chamadinha
agenda
Calendário
Chamadinha
agenda
Calendário
Chamadinha
agenda
Calendário
Chamadinha
agenda
Calendário
Chamadinha
agenda

Hora da atividade
(linguagem oral e escrita)
Hora da atividade
(matemática)
Hora da atividade
(linguagem oral e escrita)
Hora da atividade
(natureza e sociedade)
Atividade diversificada (hora do brinquedo)

Higiene
Lanche
Brincadeiras
Higiene
Lanche
Brincadeiras
Higiene
Lanche
Brincadeiras
Higiene
Lanche
Brincadeiras
Higiene
Lanche
Brincadeiras

Atividade diversificada (Jogos de regras)
Atividade diversificada (Artes)
Atividade diversificada (Música e dança)
Atividade diversificada  (hora da história)

Planejamento

Organização da saída
Organização da saída
Organização da saída
Organização da saída

Nenhum comentário:

Postar um comentário