ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAR OS
ALUNOS PARA A DISCIPLINA NA SALA DE AULA
Apresentamos
algumas das estratégias que os professores podem utilizar para prevenir e gerir
situações de indisciplina dos alunos:
• Manter-se sempre calmo, sereno e seguro, no sentido de modelar o comportamento
dos alunos;
• Ser flexível, desde que coerente e estável, na forma de atuação, podendo alguma
surpresa no comportamento do professor em relação aos alunos permitir uma maior
eficácia na influência sobre estes (por exemplo, o professor pode aproveitar e
manifestar humor na algumas situações inesperadas em vez de ficar perturbado
com elas);
• Evitar confrontos desnecessários, sendo mais tolerante (por vezes, é preferível
que o professor faça que não percebe ou que deixe passar algumas situações
menos graves do que tentar controlar todas as situações, pois pode perder a
eficácia na atuação quando realmente se justifica intervir);
• Nunca se esquecer que também já foi aluno, criança ou adolescente, e que também
gostava de brincar e conversar;
• Evitar categorizar ou rotular os alunos indisciplinados, pois pode contribuir
para a manutenção do comportamento destes. (por exemplo, não dizer “ Tinha que
ser você !”);
• Não se distanciar dos alunos indisciplinados, apenas estabelecendo relação com
eles quando apresentam comportamentos de indisciplina, pois nenhum aluno é
sempre indisciplinado durante todos os minutos em que decorrem as aulas;
• Tendo em conta que os comportamentos de disciplina também podem ser aprendidos,
enfatizar os aspectos positivos do comportamento e da aprendizagem dos alunos,
encorajando os seus progressos e fomentando uma expectativa de autoconfiança
(por exemplo, dizer “sei que você é capaz”), não estabelecendo interação apenas
quando o comportamento é incorreto ou quando há insucesso na aprendizagem;
• Dialogar com os alunos indisciplinados, procurando compreender os motivos que
estiveram na base dos comportamentos identificados e fazendo com que estes
alunos também compreendam o papel do professor, mas sobretudo que o professor também
é uma pessoa (também é “de carne e osso”) que deve ser respeitada;
• Fazer com que os alunos voltem a acreditar que podem vir a alcançar resultados
escolares positivos; ( os alunos indisciplinados quase sempre tem baixa auto
estima).
• Delegar funções de “assistente” ou líder informal da turma, para a gestão da
indisciplina na sala de aula;
• Repreender os alunos em particular quando tal atitude é efetivamente
necessária; (Previsto no Conselho de classe).
• Identificar os casos de alunos com problemas familiares (por exemplo,
agressividade na família ou alimentação deficiente) e tentar contribuir dentro
do possível, para a resolução de tais situações;
•
Fazer com que os próprios alunos identifiquem os comportamentos a corrigir, no
sentido de os responsabilizar e de os levar a desenvolver uma “disciplina
interior”. Aliás, o desenvolvimento da autodisciplina deve ser o objetivo de
qualquer estratégia para gerir a indisciplina dos alunos; (ARENDS, 1995; ESTRELA,
1992).
Trecho adaptado do artigo disponível em:
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2753/2101
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