O professor de qualquer disciplina deve trabalhar a
oralidade em sala de aula, pois entre outros motivos, a oralidade se constitui
um importante recurso para o exercício da cidadania, além de também estar
previsto nos PCNs em todas as modalidades ( do Ensino Infantil ao E. Médio). Diversas
atividades podem ser oportunizadas, desde o diálogo direcionado durante a aula
como:
• Organizar um seminário sobre temas de interesse
da classe ou a que estiver sendo abordada nos conteúdos.
• Organizar uma mesa-redonda para debater
determinada questão polêmica. Envolver alunos de toda a escola e se possível
convidar alunos de outras escolas.
• Organizar e participar de um debate sobre
determinado tema de relevância social (como preconceito racial,
internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, aborto, entre outros).
O
SEMINÁRIO COMO TÉCNICA DE ENSINO
O
seminário pode ser utilizado como importante ferramenta de ensino com o
objetivo de desenvolver a oralidade e ainda o aprofundamento teórico em
determinado tema. Por isso, deve estar na sala de aula de qualquer disciplina.
No entanto, o professor deve saber como planejá-lo.
Vale
lembrar que o seminário é um gênero oral e portanto exige que o professor
oriente os alunos desde como pesquisar o tema até como se portar na hora de
expor o conteúdo.
1
ETAPA: Dividir a turma em grupos por tema. - Depois dividir cada grupo os
subtemas que se pretende abordar. O professor deve direcionar os subtemas mais
importantes. Cada participante deve ter um subtema.
2
ETAPA: Orientar a pesquisa do tema - Fornecer material, indicar livros, sites,
etc. Incentivar a leitura sobre o tema, identificando as informações mais
importantes do tema. São essas informações que serão ditas no seminário,
portanto, elas devem ser selecionadas e anotadas. Fazer com que os alunos
percebam que eles precisam dominar o assunto do qual vão falar. Isso é
importante para que ele tenha segurança ao expor.
3
ETAPA: Preparar a apresentação - Mostrar aos alunos como fazer um esquema com
tópicos para que ele não esqueça as informações selecionadas, mas apenas
tópicos e não o texto todo. (Evitar o chamado “leminário” ). O aluno que está
apresentando um seminário deve olhar a fichinha ler um tópico e falar sobre ele
olhando para a plateia. Por isso deverá estudar
bem seu subtema. O professor deverá estipular um tempo para a
apresentação para que o aluno se organize melhor. (Sugestão: 3 minutos por
participante), mas isso depende do tema e do aprofundamento que se deseja.
O
material de apoio para a apresentação: cartazes ou slides, devem ser produzidos
com cuidado. Por isso, o professor precisa orientar a confecção. Somente
tópicos e imagens devem aparecer tanto nos slides quanto no cartaz. Eles servem
para guiar a fala do apresentador e não para ser lido o tempo todo. ( Além de
cansativo, a plateia não costuma prestar atenção).
4
ETAPA: Ensaio – Essa etapa é importante para treinar os alunos, e dar
oportunidade de corrigir falhas. Observar se a fala está dentro do tempo
estipulado, se tem informações demais ou de menos. Se o grupo pode se reunir em
casa, ótimo. Caso contrário, combinar com os alunos o dia do ensaio,
separadamente, na sala, no pátio, etc. O professor não precisa assistir o
ensaio. Sensibilizar os alunos quanto ao cuidado de: -
Usar a língua formal; (Evitar o “né?”
“tipo assim”)
- Não falar baixo demais;
-
Falar pausadamente.
Percorrendo
estas etapas seus alunos se apropriaram de uma das mais importantes habilidades
de comunicação: a expressão oral. Então, mãos à obra colegas!
Texto
produzido por: Evanilde Gomes.
Boa noite caros professores. Utilizei esse modelo na minha sala de oitavo ano, e consegui tirar um grande proveito com meus alunos. Sabemos que hoje em dia é muito difícil trabalhar a oralidade na sala de aula pela falta de interesse dos próprios alunos.
ResponderExcluirMuito bom esse conteúdo.
ResponderExcluirEnriquecedor.
Adorei. Muito bom.
ResponderExcluirGostei muito do seu trabalho! É preciso trabalhar bastante essa metodologia em sala de aula. Muito bem!👏👏👏👏👏
ResponderExcluirMuito bom, adoro este tipo de atividade.
ResponderExcluirOI É O ARTHUR FERNANDES E NAO CONSIGO ENTRAR NA AULA ME ENFORMEN COMO ENTRAR SOU DA ESCOLA E.E.SAO JOSÉ
ResponderExcluir