Como
o debate é um gênero oral, é mais difícil se construir um modelo que leve em
consideração todas as etapas que devam ser cumpridas no ensino desse gênero
textual.
Mesmo
assim, vamos tentar didatizar este gênero a fim de facilitar a depreensão de
suas estruturas para que elas possam servir de modelo para os alunos no momento
em que necessitarem construir uma situação real ou simulada de debate.
1º
passo: Atividades prévias (para depreensão do modelo)
•
Levar os aprendentes a participarem como ouvintes a uma série de debates para
que eles possam perceber as características em comum de diversos eventos dessa
natureza (dar referências de debates televisivos e/ou levar um modelo gravado
para a sala de aula);
•
Evidenciar para os aprendentes que a variante lingüística utilizada em um
debate é a variante mais aproximada da linguagem formal. Embora tenha
características próprias da oralidade, o discurso deve ser claro e sem
atropelos, evitando-se idéias repetidas;
•
Diferenciar o gênero debate de outros gêneros orais públicos como as mesas
redondas ou painéis, por exemplo;
•
É importante também evidenciar que o debate só é possível quando há oposições
de pontos de vista sobre um determinado assunto;
•
Deixar claro que uma das regras principais dentro de um debate é o respeito ao
outro debatedor. Deve-se escutar com respeito seus pontos de vista e apresentar
os seus também de modo respeitoso para não ofender o outro. A oposição é de
idéias, não de pessoas. Essa e as outras regras definidas no momento de
preparação do debate devem ser rigorosamente seguidas;
•
Enfatizar que no decurso do debate, um dos interlocutores pode ser convencido
pelo outro, ou ainda, é possível que ambas as partes aceitem os argumentos do outro
lado (mesmo que parcialmente) e repensem suas opiniões. Mesmo que isso não
aconteça, o importante é que um debate serve para se conhecer os diferentes
pontos de vista sobre determinado assunto para todos os participantes (para
quem debate e também para quem assiste).
2º
passo: Atividades de preparação (para o planejamento de um debate em sala de
aula)
Nesta
etapa, as decisões devem ser tomadas na sala de aula por todos os envolvidos
(alunos e professores)
•
Definição de:
Tema;
Participantes (2 ou mais pessoas que tenham pontos de vista diferentes sobre
determinado assunto);
Mediador e
Público interessado (estabelecer o papel de um público interessado para
o auditório);
•
Delimitação das regras (que podem variar de acordo com cada situação):
Antes da discussão cada debatedor exporá sua opinião (3 min.);
Cada debatedor faz a apreciação da fala inicial de 1 dos seus interlocutores,
iniciando assim a discussão (3 min.);
O interlocutor citado pode pedir a réplica (2 min.);
Cada participante só poderá falar na sua vez e não deve exceder o tempo
estipulado e deve sempre atender ao mediador;
Após o debate, o público poderá fazer perguntas diretas, de forma oral, a
qualquer dos debatedores. O tempo para essa etapa será de 10 minutos;
Cada debatedor inquirido terá 1 minuto para dar sua resposta.
•
Determinar tempo para a preparação dos debatedores = 1 semana
Esse tempo servirá para os alunos, que irão debater, estudar para se aprofundar
no assunto e selecionar bons argumentos para o debate. O debatedor deve se
preparar para possíveis perguntas e contestações que possam vir dos seus
oponentes e/ou da platéia.
3º
passo: O debate (interação em sala de aula) - Um modelo de roteiro a ser
seguido
•
Abertura: (etapa cumprida pelo mediador)
Cumprimento ao público
Exposição do tema (motivo do debate)
Explicitação das normas previamente estipuladas
Apresentação dos debatedores
•
1ª Fase:
Mediador passa a palavra a um dos debatedores;
Retoma a palavra e a passa ao outro debatedor;
(ambos
devem falar somente o tempo estipulado) cumprimento e exposição cada um (nesse
1º momento, os debatedores somente devem expressar seus pontos de vista sem
mencionar seus interlocutores)
•
2ª Fase:
Mediador retoma a palavra e a repassa novamente para o primeiro debatedor para
que ele comente a exposição do oponente;
Nesse momento pode ocorrer a réplica;
Mediador inverte as posições entre os debatedores: o 2º faz comentário e o 1º a
réplica.
•
Participação da Platéia:
Momento da interferência da platéia aos debatedores (10min). Estes terão 1
minuto para responder a cada questionamento.
•
Recapitulação:
Breve comentário de cada debatedor (2min);
Síntese do debate pelo mediador.
•
Conclusão:
Mensagem final (pelo mediador)
•
Agradecimentos:
Do mediador para os participantes (debatedores e platéia).
Obs.:
Se possível, o trabalho pode ser gravado para que se faça a avaliação dele.
Essa avaliação não deve necessariamente ser feita somente pelo professor, toda
a turma pode participar desse processo ao analisar o comportamento de todos no
momento da interação.
MESTRANDA:Rosália
de Oliveira Soares. Disponível em: http://rosalia0605.blogspot.com.br/2010/03/como-ensinar-o-debate-em-sala-de-aula.htm
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