- Escolher um literato como
patrono da turma, colocando o nome dele na porta da sala. O professor
trabalhará com os alunos sua biografia e obra.
- Montar cantinhos de
leitura nas escolas que não possuem biblioteca.
- Colocar lembretes,
cartazes, poesias, em todos os ambientes da escola.
- Propor momentos de leitura
que envolvam a escola inteira. Todos param o que estão fazendo para alguns
minutos de leitura.
- Baú de leitura: A escola
deverá organizar uma caixa de livros, resultantes de uma campanha. Cada
dia ela pode passar em uma sala.
- Reconto – a classe escolhe
uma história conhecida, ou que foi lida e reconta mudando o roteiro da
mesma. Pode ser feito individualmente ou o professor escreve o que os
alunos contam (quando as crianças ainda não escrevem). Com as histórias
recontadas pode-se montar um livro e apresentá-lo no encerramento do
projeto.
- Livros 5 estrelas – pedir
as crianças que pensem num livro que gostem e queiram recomendar à outra
classe. Se não souberem escrever, o professor escreve. Ex: a turma A
indica o Livro tal para a turma C.
- Hora da leitura - leitura
diária de diversos gêneros textuais. Pode ser realizado no momento da
rodinha. A leitura pode ser feita pelo professor ou por um aluno;
- Divulgação com arte –
confeccionar meios de divulgação do projeto e das atividades realizadas
utilizando desenhos, pintura, colagem, montagem, etc.
- Dia da leitura (semanal) –
pedir aos alunos que tragam de casa material de leitura de interesse ou
oferecer gêneros variados como: poesia, piada, conto, literatura, textos
informativos, historias em quadrinhos, etc. planejar um momento específico
e preparar o ambiente para a leitura.
- Palanque de leitura –
lugar para as crianças partilharem as partes da leitura que mais gostou;
- Troca- troca de leitura –
leitura individual e depois relato oral sobre o texto lido. Pode ser
preparado um palco para essa atividade;
- Modernização de histórias
tradicionais – instigar a imaginação dos alunos pedindo que coloquem nas
histórias clássicas objetos modernos. Ex: Pedir que coloquem na história
de chapeuzinho vermelho um computador. Essas produções também podem ser
utilizadas no livro de histórias dos alunos;
- Ilustrando poesia - o
professor ler os versos com entusiasmo e entonação, depois incentiva o
diálogo com o texto e logo após pede para ilustrarem. Pode ser montado um
livro de poesias utilizando os textos ilustrados pelos alunos;
- Pequenos leitores –
disponibilizar livros e material de leitura diversificado na sala,
incentivar as crianças a escolher um livro para ler, depois pedir que
algumas crianças partilhem o que leu. Essa atividade pode ser realizada
também com as crianças que ainda não lêem convencionalmente;
- Vamos ler? – os alunos
levam livros para casa nos finais de semana para que os familiares possam
ler para eles ou ler com eles e depois socializa a leitura com a turma na
escola;
- Caminhada da leitura –
pedir às crianças que observem e leiam, no percurso até a escola, tudo o
que estiver escrito no ambiente: placas , nomes de lojas, nomes de ruas,
etc. Na escola fazer um cartaz com alguns nomes que as crianças
observaram. (quando a criança ainda não ler, pedir ao adulto que a
acompanha que leia para ela);
- Leitura de rótulos – pedir
que as crianças tragam de casa vários tipos de rótulos. Observar com elas
as cores, os desenhos e onde há letras e números. Classificar os rótulos
de acordo com a utilidade e expor na sala. Ex: em produtos de limpeza, de
higiene, alimentos, etc.
- Texto memorizado –
escrever uma parlenda ou trava-língua numa folha de cartolina, ler com a
classe para que brinquem com o texto e decorem;
- Sequência correta - recortar
as frases de um texto e
entregá-lo aos alunos para que
leiam e colem na sequência correta;
- Música e leitura –
trabalhar a letra da música, leitura do texto e a melodia;
- Teatro de leitura –
dramatização de histórias lidas ou construídas pelo grupo utilizando
fantoches;
- Caderno coletivo de
leitura – o professor sorteia o aluno que vai levar para casa o caderno
onde serão registradas as leituras. O aluno sorteado escreve ou desenha o
que mais gostou na leitura. Cada folha do caderno deve conter espaços
reservados para ser escrito o nome da obra, autor, data da leitura, nome
do leitor e texto ou desenho deste sobre o que leu;
- Curtindo leituras –
momento coletivo em que alunos, professores, diretor, coordenador,
operacional, porteiro serão convidados a partilhar as leituras realizadas;
- Leitura compartilhada –
cada aluno Lê uma parte do livro, no final todos, ou quase todos terão
participado;
- Ficha de leitura –
destinada ao registro individual das leituras feitas pelos alunos. Deverá
ser arquivada na turma e divulgada para outros grupos;
- Passaporte de leitura –
espécie de carteirinha onde serão marcados os livros lidos com uma
resumida ficha de leitura;
- Propaganda de leitura – as
crianças divulgam e indicam leituras através de resenhas expostas no mural
da escola. Deve ser contada parte da história de forma que o leitor
sinta-se instigado a ler a obra inteira;
- Sala de leitura – organizar
nas escolas que não têm biblioteca para que os alunos possam tomar livros
emprestados para ler em casa;
- Avental de histórias –
confeccionar aventais com cenário das histórias e dedoches dos
personagens.
Feira
de leitura – pode ser realizada na culminância do projeto, com exposição das
produções das crianças, dramatizações realizadas durante os trabalhos, etc.
Bom dia. As sugestões e dicas são excelentes, muito úteis. Obrigado a(as)os blogueiros(as)
ResponderExcluirAmei as ideias, irão me ajudar bastante em um projeto que estou desenvolvendo.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!!!!
Muito bom. Gostei bastante, vou usar essas dicas..?
ResponderExcluirMuito bom, as sugestões e dicas são de grande ajuda. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada, as sugestões estão me ajudando muito.
ResponderExcluirOi bom dia, sou natural de Paratinga, meus avós eram da região do Agreste, fui professor em Serra do Ramalho por uns 10 anos, fui para o DF, fiquei lá por uns 12 anos, e agora estou em Tocantins, sou concursado aqui pelo estado, e e agora estou Coordenador de Programas e Projetos...Estava procurando algo nos blogs de educação e para minha felicidade escontrei este que de cara já supriu minha procura... Obrigado por nos ajudar... Meu nome é Antonino Gonçalves Ferreira.
ResponderExcluirParabéns, amei tudo. Realmente era o que estava procurando.
ResponderExcluirDicas muito pertinentes.Parabens
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei das sugestões, parabéns.
ResponderExcluirAmei as sugestões,assim a leitura ficará ainda mais prazerosa.Obrigada pelas dicas!!!
ResponderExcluirGostei das sugestões
ResponderExcluirMuito bom!!!!
ResponderExcluirObrigado, essas dicas em sugestões com certeza irão ajudar a formar pequenos leitores na nossa escola.
ResponderExcluirEXCELENTE
ResponderExcluirDicas maravilhosas! Parabéns e obrigada!
ResponderExcluirGostei demais dessas dicas e com certeza vão abrilhantar mais ainda o meu projeto de leitura para 2018. Parabéns!
ResponderExcluirGostei demais dessas dicas que com certeza irão abrilhantar ainda mais o meu projeto de leitura par 2018. Parabéns!
Gostei demais dessas dicas e com certeza vão abrilhantar mais ainda o meu projeto de leitura para 2018. Parabéns!
ResponderExcluirGostei demais dessas dicas que com certeza irão abrilhantar ainda mais o meu projeto de leitura par 2018. Parabéns!
Gostei demais dessas dicas e com certeza vão abrilhantar mais ainda o meu projeto de leitura para 2018. Parabéns!
ResponderExcluirGostei demais dessas dicas que com certeza irão abrilhantar ainda mais o meu projeto de leitura par 2018. Parabéns!
Estou iniciando um trabalho na Sala de Leitura. Encontrei aqui informações que irão ajudar muito muito o meu trabalho este ano de 2018. Prefeitura Municipal de B. Roxo. Amei o Projeto
ResponderExcluirAdorei as dicas , VOU CONSTRUIR COM ALGUMAS DELAS , UM PROJETO DE LEITURA PARA DESENVOLVER NA ESCOLA ONDE TRABALHO, SOU PROFESSORA DA BIBLIOTECA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.E ESSE ANO DE 2018 TEREMOS MUITAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PROL DA LEITURA.
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirBoa tarde!!! Gostei muito das sugestões.
ResponderExcluirMaravilhosoooooo
ResponderExcluirAdorei as dicas. Vou por em prática.
ResponderExcluirEssas dicas foram de muita importância par o trabalho que estou realizando na minha escola ; sou de Taubaté estado de são Paulo ....
ResponderExcluirObrigada pelas dicas
dicas ótimas, vou aplicá-las em meu colegio objetivo zona norte SP gostei, parabéns pelo artigo, muito bom!!!
ResponderExcluirExcelentes sugestões que irão enriquecer nosso projeto de leitura.
ResponderExcluirquero muito fazer um projetinho assim na escola infantil zona norte sp obrigada por este post, blogs de qualidade
ResponderExcluirSugestões maravilhosa 👋👐🏽
ResponderExcluirGostei!
ResponderExcluirClaro que para realizar em minha escola serão necessárias adaptações.