quinta-feira, 9 de maio de 2013

COLETÂNEAS DE DINÂMICAS



Esta coletânea é indicada para alunos do E.F.II, E. M. e EJA, podendo ser adaptadas por cada professor conforme suas necessidades. O objetivo é trabalhar a oralidade a partir da reflexão de temas diversos, além de ética, solidariedade, valores e cidadania.



1 -ÉTICA E SEUS VALORES

Material: Bexiga, tiras de papel
Procedimento: Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra ou uma pequena frase para o final da dinâmica).
O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são as tentações que enfrentamos no nosso dia-a-dia (de acordo com a vivência de cada um), e as dificuldades para se manter um comportamento ético em todas as situações da nossa vida.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo; depois todos brincam com todas as bexigas, sendo que todos juntos não devem deixar nenhuma bexiga cair, pois assim, quem deixar uma bexiga cair, terá sucumbido á tentação de agir sem ética em algum momento.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes ( um a um, aos poucos) deixarem sua bexiga no ar e sentarem; os restantes continuam no jogo, tendo que manter todas as bexigas no ar. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de vencer todas as tentações, peça para que cada um segure uma bexiga e voltem ao círculo.
E então o facilitador pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado de tentações;
2) e a quem saiu, o que  sentiu.

2 - Cidadania e Solidariedade

Objetivo:
Conscientizar-se da importância da solidariedade na convivência social.
Número de pessoas: Indiferente
 Material necessário: Revistas; Jornais; Cola; Fita crepe; Hidrocolor; Papel metro; Pilot.
Como Fazer:
  1. Formar subgrupos. 2. Distribuir o material pelos subgrupos. 3. Cada subgrupo deve montar, com o material recebido, um painel no qual apresente situações de solidariedade, em oposição a situações individualistas, dando um título para o trabalho. Tempo. 4. Apresentação dos painéis, seguida de discussão sobre os pontos que mais chamarem a atenção do grupo. 5. Plenário - discutir as seguintes questões: * Qual a importância da solidariedade na sociedade contemporânea? * Que valores e atitudes são estimulados e referendados socialmente? * De que iniciativa solidária você já participou? * Que pessoas são exemplos de solidariedade no bairro, na escola e na sociedade? 6.Fechamento: o facilitador ressalta para o grupo o valor da solidariedade para o enfrentamento das questões como fome, educação, saúde, etc.

3- ÉTICA EM CASA

Objetivo:
Perceber os direitos e deveres de cada membro da Família; discutir as condições facilitadoras das relações familiares.
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário: Ficha de trabalho; Papel metro (pardo) com a reprodução da ficha; Lápis; Pilot.
Como Fazer:
  1. Grupo em círculo, sentado. 2. Distribuir lápis e ficha de trabalho para os participantes, pedindo que seja preenchida individualmente. Tempo. 3. Colocar na parede a folha de papel metro com a reprodução da ficha de trabalho. Pedir que cada participante leia suas colocações, anotando no papel metro. Não anotar as colocações repetidas. 4. Quando o levantamento estiver completo, o facilitador lê para o grupo tudo o que foi registrado. 5.Plenário - discutir os seguintes pontos: * O que você percebeu de novo? * O que já era conhecido? * Quais são os seus direitos na família? Quais são seus deveres? * Quais as condições que facilitam as relações entre os membros da família? 6 .Fechamento: o facilitador pontua a importância do diálogo, da compreensão e da solidariedade entre os familiares para enfrentar as dificuldades, crises e conflitos do cotidiano.


4 -A MÃO E AS BOLINHAS

Objetivo:
Despertar a atenção do grupo para pequenos detalhes que muitas vezes são peças fundamentais para a solução de problemas
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário: Nenhum

Como Fazer:
O animador convida os participantes a formarem um círculo, no qual todos deverão permanecer sentados em cadeiras. O animador explica então que realizará um teste de memória com os participantes fazendo um jogo com as mãos, o qual eles deverão repetir um por um em sequência. A cada tentativa o animador deverá dizer se o gesto está certo ou não. O gesto consiste no seguinte: Estende-se a mão esquerda com os dedos abertos na altura do peito e com a palma voltada para si. Com o indicador da mão direita, o animador tocará a ponta de cada um dos dedos da mão esquerda, partindo primeiramente do dedo mínimo até chegar no indicador e ao tocar na ponta de cada dedo deverá repetir a palavra bolinha. Na curva entre o dedo indicador e o polegar, ele deverá escorregar o indicador da mão direita dizendo ulll e a seguir bate com o dedo indicador da mão direita na ponta do polegar da mão esquerda dizendo novamente a palavra bolinha. Logo após percorre-se o caminho inverso: batendo primeiro com o indicador (da mão direita) na ponta do polegar esquerdo dizendo: bolinha, ulll na curva e bolinha do indicador ao mínimo. A sequência toda dita ficaria assim: bolinha, bolinha, bolinha, bolinha, ulll, bolinha (ida): bolinha, ulll, bolinha, bolinha, bolinha, bolinha (volta). O animador deve realizar a sequência bem rápido, e ao terminá-la deve cruzar discretamente e devagar as mãos sobre as pernas, de modo que ninguém perceba. Essa é a chave da brincadeira. Assim, os participantes tentarão repetir o gesto em seguida. O participante que cruzar a mão ao final da sequência deverá ser aprovado pelo animador, porém se ele repetir corretamente a sequência, mas não cruzar as mãos, deverá ser reprovado. O segredo só deverá ser revelado após algumas rodadas, quando algumas pessoas já o tiverem descoberto.

Observações:
Essa dinâmica pode ser usada em encontros nos quais o grupo esteja procurando resolver algum problema interno, ou para recreação.

5 -JÚRI SIMULADO

Objetivo:
Refletir sobre um tema ou decidir algum ponto de divergência entre os integrantes do grupo de maneira sólida e consistente.
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário: Nenhum
Como Fazer:
O animador escolhe o tema ou ponto polêmico a ser discutido e propõe aos participantes a montagem de um tribunal para debater o assunto. Pede-se, então, que os participantes se organizem escolhendo um advogado de defesa, um de acusação, o juiz e os jurados. Os demais participantes formarão a platéia que estará contra ou a favor do que se discute. Os advogados deverão preparar seus discursos com argumentos podendo usar trechos bíblicos para defender seu ponto de vista. Poderão também convocar testemunhas (pessoas da platéia). Monta-se a seção: os advogados expõem seus discursos e testemunhas e ao final o juiz dará o veredicto de acordo com a conclusão dos jurados. O tema poderá ser personificado em um cartaz ou objeto para representar o réu.
Observações:
Esta dinâmica pode ser aplicada em encontros que discutam temas polêmicos para o grupo ou com qualquer tema.

6 -AMIGO SECRETO

Objetivo:
Refletir sobre a importância de se estar aberto a novas experiências e aceitar diferentes pontos de vista.
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário:
Cartãozinho com mensagens diversas ou lembranças (objetos) de baixo valor (artigos de R$1,99 por exemplo).
Como Fazer:
O animador deverá preparar um número de presentes ou cartões equivalente ao número de participantes. Faz-se um círculo com os participantes e coloca-se os presentes ou lembranças no centro. Estes deverão estar numerados de acordo com o número de participantes. Em seguida distribui-se aos participantes os números correspondentes aos presentes. O participante que estiver com o número 1, deverá ir ao centro do círculo e pegar o presente ou lembrança que estiver com o número 1. O participante que estiver com o número 2, poderá ou escolher o presente n.º 2 que está no chão, ou o presente do número 1. Caso escolha o presente do número 1, quem fica com o presente n.º 2 é o participante número 1, e assim segue-se sucessivamente até o último participante. Se o grupo tiver 15 participantes, por exemplo, o que estiver com o número 15 poderá escolher tanto seu presente (o n.º 15) como qualquer um dos presentes já recebidos. O participante que tiver seu presente trocado não poderá negar a entrega, terá que trocar mesmo que tenha gostado.

Observações:
Essa dinâmica pode ser aplicada em encontros cujos temas estejam relacionados ao egoísmo, à aceitação da opinião alheia, solidariedade e relações interpessoais.

7 -PAINEL INTEGRADO

Objetivo:
Promover o relacionamento entre todos os participantes do grupo. Dividir o grupo em sub-grupos para refletir temas diversos.
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário: Um cartão ou crachá para cada participante.
Como Fazer:
O animador distribui um cartão contendo uma letra e um número para cada participante de maneira a dividir o grupo, formando o mesmo número de sub-grupos com o mesmo número de participantes em cada sub-grupo. Exemplo: 3 sub-grupos com 3 participantes cada ou 4 sub-grupos com 4 participantes cada e assim por diante. Da primeira vez a divisão deve ser feita por número. Distribui-se então os temas ou perguntas a serem refletidos (um para cada grupo) e dá-se alguns minutos para refletirem. Terminado o tempo combinado faz-se nova divisão agora por letras. Então, cada participante apresentará o resultado da reflexão do primeiro grupo de modo que todos saberão as conclusões de cada grupo. Exemplo da dinâmica para um grupo de 25 pessoas: Dá-se um cartão com um número de 1 a 5 juntamente com uma letra de A a E. Assim, um grupo de 25 pessoas teria cinco pessoas com o número 1 e com uma letra de A a E cada um, cinco pessoas com o número 2 e com uma letra de A a E e assim por diante. Junta-se todos os números 1 para formar um grupo, os números 2 e assim por diante. Distribui-se o tema de cada grupo. Dá-se de 10 a 15 minutos para refletirem. Terminado o tempo faz-se nova divisão agora por letras (todos as letras A, as letras B etc.). Nesse segundo grupo, cada participante apresenta as conclusões do primeiro grupo, de maneira que todos terão tomado conhecimento de todas as reflexões feitas.
Observações:
Esta dinâmica pode ser aplicada na reflexão de qualquer tema e dispensa o plenário. É interessante porque possibilita aos mais tímidos exercitarem a oralidade com mais facilidade.

8 -A ENGRENAGEM

Objetivo:
Perceber a dificuldade de se sintonizar no mesmo ritmo, perceber que alguns assumem funções desgastantes ou que não conseguem desempenhar por muito tempo, notar que alguns devido às dificuldades “quebram” a engrenagem.
Número de pessoas: Indiferente
 Material necessário:
Como Fazer:
Todos os participantes devem estar em círculo. O animador começa a fazer um movimento ritmado e constante, como abaixar e levantar a mão. Em seguida pede-se que cada pessoa do círculo vá se juntando um a um de forma a se “encaixar” no movimento da outra pessoa com um movimento diferente, por exemplo, a segunda pessoa a se juntar à primeira com o movimento de encostar a cabeça ora no ombro direito, ora no esquerdo, contudo observando o mesmo ritmo e assim por diante até completar o círculo. Observar sem falar nada durante a dinâmica, que algumas pessoas iniciam um movimento muito desgastante, que não conseguem sustentar, desistindo ou quebrando a “engrenagem”, até fazerem um movimento mais apropriado. Comentar com os participantes sobre os sentimentos durante a dinâmica e se ela pode ser comparada com a vida do grupo de jovens, se todos se encaixam como uma engrenagem, se alguns fazem mais que os outros, se alguns se cansam, etc.

9 -Minha Comunidade Hoje

Objetivo:
Tomar consciência do espaço em que vive, refletindo suas problemáticas de modo a perceber as mudanças que deseja que ocorram e o que se faz necessário para que elas aconteçam.
Número de pessoas: Indiferente
Material necessário: Copos plásticos; Cola; Revista; Fita Crepe; Caneta Hidrocolor ou Pilot.
Como Fazer:
1. Dividir o grupo em subgrupos de, no máximo, cinco pessoas. 2. Espalhar o material no centro do grupo. ( A cola deve ser dada a cada subgrupo num copo plástico de cafezinho ou numa tampa de refrigerante). 3. Pedir que cada subgrupo construa duas colagens: uma expressando a comunidade em que vive e outra como gostaria que essa comunidade fosse. 4. Pedir que cada subgrupo apresente o seu trabalho, prendendo as colagens na parede, deixando entre elas um espaço que represente, na opinião do subgrupo, a distância entre a realidade que se tem e a desejada 5. Após as apresentações, pedir que os subgrupos se reúnam novamente e discutam que problemáticas da comunidade precisam ser resolvidas para que a distância entre a realidade e o desejado desapareça. Tempo 6. Cada subgrupo constrói, com o material, uma ponte entre as duas colagens, representando, nessa ponte, as questões que precisam ser trabalhadas para diminuir as distâncias entre a comunidade que se tem e a que se deseja. 7. Plenária: compartilhar as conclusões a que chegaram, levantando as alternativas e soluções possíveis.
http://www.pj.org.br/dinamicas/

2 comentários:

  1. Trabalho com formação de educadores de EJA. Achei as dinâmicas muito boas. Trabalharei com a da minha comunidade hoje, pois esse conteúdo iremos trabalhar em sala de aula.

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  2. gostei da dinaica de beinchinga!


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