OBJETIVO:
O conselho de classe tem por objetivo criar momentos reflexão coletiva de todo o trabalho
pedagógico realizado durante a unidade, incluindo como o professor desenvolveu seu trabalho, quais os resultados alcançados e quais serão as estratégias a serem
utilizadas diante dos resultados.
Portanto, momento de autoavaliação do professor e aluno. È um momento riquíssimo de aprendizagem para todos, porém, toda aprendizagem requer humildade e comprometimento.
1º – Momento:
O professor fará uma avaliação do seu trabalho juntamente com
os alunos, destacando o desempenho de professor e dos alunos de forma geral sem
constranger ninguém!. Essa conversa deve ser franca e clara. Não é momento para
acusações, mas para dialogar com os alunos.
( No E.F. II e E.M. demonstrar estes dados em percentual. Ex.: Tivemos
85% de médias azuis em matemática.)
Esse momento serve para instigar a reflexão do aluno sobre seu próprio
desempenho.
2º – Momento:
O diretor irá a cada turma ouvir o que os alunos tem a dizer
a respeito do seu desempenho. Quais são suas dificuldades e expectativas. O que
vão fazer para melhorar ainda mais? O diretor deverá anotar as informações
relevantes.
3º – Momento:
O diretor se reunirá com os professores e o coordenador
pedagógico para discutirem o trabalho realizado bem como os resultados
alcançados e os dados coletados, destacando:
1 – Relação professor-aluno
2 – Questões de indisciplina
3 - Avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as
singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida dos
mesmos;
4 -Autoanálise e autoavaliação dos profissionais de ensino;
5 - Como temos lidado na nossa prática com o "fracasso
escolar"?
6 - Que reflexões temos realizado sobre as causas do baixo
desempenho dos alunos?
7 - Como está a situação da nossa escola frente aos
resultados do IDEB? Como esse resultado
está relacionado ao processo de ensino e aprendizagem e com as avaliações
desenvolvidas na escola?
8 - Como utilizamos os resultados das avaliações externas (
Avaliação Municipal, Prova Brasil, Saeb, etc.), como indicadores para o planejamento?
Pode-se fazer outros questionamentos que o grupo julgar necessário.
4º Momento:
Diante do que foi discutido, replanejar (sem nivelar por
baixo) os conteúdos conforme os objetivos da unidade. O planejamento
deverá buscar diminuir/sanar as
dificuldades do aluno, porém sem desistir dos conteúdos.
Encaminhar para o reforço os alunos que apresentarem
dificuldades discrepantes em relação à série. (Discutir em sua escola a
possibilidade de implantação de reforço e quais as modalidades necessárias.)
Convocar os alunos para a chamada “ conversa em particular”
com o diretor e o coordenador, expondo as questões mais delicadas, ouvindo “as
razões” do aluno, e propondo acordos, destacando os direitos e deveres do
aluno, previsto no regimento da escola. Apenas
quando julgar necessário chamar
os pais.
5 º Momento:
O professor, deverá registrar no diário, ou ficha individual
do aluno, de forma clara e objetiva, o que foi solicitado e combinado com o
aluno. Relatar se os pais ou responsáveis estão cientes, etc.
Observação: O conselho de classe por unidade não visa alterar
a nota do aluno. Ex.: Se o aluno ficou com nota 4,5 após o conselho,
independentemente dos motivos, ele permanecerá com a mesma nota, e será
orientado para melhorar na próxima unidade.
Bom trabalho a todos!
Obs.: Todas as escolas da Rede Municipal de Paratinga estão sendo orientadas a realizar o conselho de classe por unidade.
Por: Coordenação Pedagógica.
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