Ética se ensina com
exemplos.
Justificativa:
A
sociedade atual passa por profundas transformações em todos os seus segmentos:
família, escola, mídia, mundo do trabalho, etc. Tais transformações foram
exigindo mudanças nas relações interpessoais, o que justifica a escola discutir
a postura ética que permeia a prática docente.
Também
no contexto Paratinguese, como nas demais partes do mundo, toda a comunidade
escolar sofre com os altos índices de indisciplina na sala de aula. Em muitos
casos evoluindo para atos infracionais. Entendendo-se que é papel da escola
promover o convívio harmônico tanto dentro da escola, como na sua relação com a
comunidade local, detectando-se que isto não está ocorrendo, a intervenção de
todos os envolvidos no processo educacional é urgente e necessária. Incluindo,
portanto, a Secretaria Municipal de Educação, toda comunidade escolar e a
sociedade civil.
Deste
ponto de vista espera-se discutir o conceito de indisciplina, e como tratar a
indisciplina na sala de aula fundamentando-se em teóricos como Celso
Vasconcelos, e outros. Apontam os referidos teóricos, além do volume 8 dos PCNs
que os princípios éticos, respeito mútuo, diálogo, cooperação devem ser
trabalhados na sala de aula e se não podem resolver, ao menos atenuam e muito
as situações de conflitos na escola. Isso se deve ao fato de que busca-se
discutir e resolver coletivamente as causas dos conflitos e não apenas o
conflito isolado.
Partindo
destes pressupostos é que se deseja abandonar velhas explicações para a
indisciplina na escola e o fracasso escolar tais como as mencionadas por
Aquino:
-
histórica: "ensino organizado e de boa qualidade é para poucos, assim como
o de antigamente"; - cultural: "a carência (ou a abundância)
socioeconômica, logo cultural, é um impeditivo para a ação pedagógica"; -
psicológica: "há necessariamente pré-requisitos morais e/ou cognitivos
para o bom aproveitamento escolar". (p.12)
Conforme o Ministério Público:
“Ato de indisciplina é aquele
comportamento que, embora não constitua crime, ou contravenção penal,
compromete a convivência e a ordem no ambiente escolar. Deve estar previsto no
regimento interno do estabelecimento de ensino e solucionados no âmbito da
própria entidade educacional.
Ato
infracional é toda a conduta prevista como crime ou contravenção penal, dentro
do ordenamento jurídico pátrio.”
A
indisciplina na escola é sem dúvida um grande desafio para todos. Não há
respostas absolutas, nem receitas milagrosas. Há contudo, o desejo de tentar o que não foi
experimentado e persistir.
Objetivos:
-
Promover momentos em que todos os docentes
reflitam sua própria postura pedagógica.
-
Discutir com toda a comunidade escolar a importância de vivenciarem relações
interpessoais sadias.
-
Construir coletivamente e implementar o regimento da escola.
-
Direcionar a atuação da comunidade escolar diante das situações de indisciplina
dos alunos.
-
Discutir o conceito de ética e cidadania com os alunos nas diversas modalidades
de ensino.
Público alvo: Professores, alunos, diretores,
coordenadores, e demais membros da comunidade escolar.
Conteúdos: - Ética , Valores, Indisciplina
Tempo Previsto: O projeto deve acontecer na II Unidade,
porém algumas atividades precisam ocorrer o ano todo.
Desenvolvimento:
O projeto está
dividido em etapas que visam o aprofundamento da discussão, pois não se trata
de uma temática de resolução imediata, mas que exige vivência e reflexão
coletiva, cada membro da comunidade escolar fazendo sua parte.
Cada etapa
exigirá da escola um planejamento. O tempo entre uma etapa e outra ficará a
critério da escola.
1ª Etapa: Ler sobre indisciplina, assistir vídeos
e discutir com os coordenadores externos e diretores durante as reuniões. Os
textos utilizados serão: Estratégias para motivar os alunos para a disciplina, 20
passos para combater a indisciplina, e outros.
O
vídeo: Gestão de sala de aula, de Celso Antunes deverá oportunizar a discussão.
2 ª Etapa:
1º Momento: O
coordenador externo e o diretor deverão realizar na escola reunião para discutir essa temática com o objetivo de
sensibilizar toda a comunidade escolar para o problema. De preferência utilizar
um respaldo teórico. Pode ser o mesmo que utilizamos na primeira etapa.
2º Momento: Planejar a próxima etapa em sua escola,
com a abertura do projeto. Convocar toda a comunidade escolar (porteiros,
auxiliares operacionais e demais funcionários) para participar do planejamento
e execução.
3 ª Etapa: Trabalhar na sala de aula o conceito de
ética e cidadania. Cada professor pode fazer isso numa turma, independente de
sua disciplina. ( Ver PCNs volume 8, ou outro material).
Sugestão de atividades:
1.
Sugere-se
o livro “ A Semente da Verdade ”
para a introdução do tema. Propor a leitura, rodas de conversa, recontação da
história, dramatizações, produção de novas histórias, etc. ( Quem não encontrar
o livro pode copiar o texto do nosso blog. Também disponibilizamos para
utilizar no datashow, pegar com os coordenadores.)
No nosso blog você encontrará o vídeo da
história, indicado para alunos do Fundamental 2, E. Médio e EJA.. Ou você pode
ir lendo o conto mostrando-o em formato PDF. O melhor mesmo é encontrar o livro.
Muitas escolas o receberam em 2007. Também colocamos sugestões de
atividades.
2.
Para
o E.F.II, E.M. e EJA sugere-se também o vídeo: Série Especial: Moral e ética
para propiciar a discussão.
3.
Selecionar
dinâmicas que trabalhem o respeito mútuo, colaboração, etc. (Ver dinâmicas
sugeridas no blog). Deve ser feito em todas as modalidades.
4.
Selecionar
jogos e atividades mais lúdicas para trabalhar o conteúdo específico planejado
para a semana. Lembrando que o jogo necessita de regras, e aprender a
cumprí-las é uma questão de ética.
5.
O
grupo pode sugerir e escolher outros livros e vídeos disponíveis, que possam
auxiliar a reflexão da temática.
6.
Pedir
que os alunos observem durante uma semana tudo o que ocorre no cotidiano da
escola, na entrada, no pátio, no recreio, nas aulas, na saída. Pedir que sejam
anotadas as ações que são éticas e as que são antiéticas. Depois discutir com
os alunos, de forma organizada, (assembleia) porque estas acontecem e o que pode ser feito para diminuir
as ações antiéticas. Os alunos do E. F.I podem apenas listá-los. Do E.F.II,
E.M. e EJA podem fazer em forma de relatório. (Pode ser realizado por equipe). Este material deve ser discutido na 5 etapa.
7.
Pedir
aos professores para elencar quais os tipos de situações que ocorrem na escola,
e qual a frequência, para que se possam enquadrar as situações no conceito de
indisciplina ou de ato infracional. Este material deve ser discutido na 5 etapa
nas assembleias, também deve ser apresentados aos alunos.
4 ª Etapa: Sugestões de
atividades para as diversas disciplinas.
Ainda
que não se percebam os resultados
imediatos a escola já deve estar envolvida com a problemática. É hora de
estimular o grupo ainda mais. As discussões vão contagiar os últimos
resistentes! Mãos à obra!
-
Planejar durante as reuniões de AC estratégias metodológicas como: exibição de
vídeos, palestras, dinâmicas, seminários e peças teatrais sobre ética e valores
humanos. (Os alunos podem realizar estes seminários e peças teatrais com a
devida orientação dos profs.).
Sugere-se :
No
ensino fundamental 1 – Leitura do livro. Falando
de Convivência. Propor atividades relacionadas ao texto. (Ver sugestões).
No
(E.F.II e E.M e EJA ) realizar debates
com temas como:
Você
acha que um adolescente de 12 anos que cometeu um crime, pode ser punido, como
acontece nos EUA?
No
Brasil está em discussão a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Você
é contra ou a favor?
-
O professor também pode levar para a aula um sóciodrama nas quais apareçam
situações de conflito para serem analisadas pelo grupo.
Por
exemplo: Um aluno chamou uma menina de suja e fedida e por isso ela não podia
sentar naquela fila. A colega ficou sem graça. Estavam presentes outros alunos.
Qual deveria ser a atitude dos que viram a cena? Discutir. (Para qualquer
modalidade).
-
É ético fazer “ zoação” brincadeiras, ofensas, etc atingindo pessoas conhecidas
pelo grupo por meio de desenhos, pichações ou pela internet ? Você já acessou alguma página dessas?
-
Discutir o que é humor, o que é violência simbólica (Bulling), e o que é crime de
calúnia e difamação em ambiente virtual. Ou ainda se apropriar de senhas e dados
de computador alheio. ( Lei Carolina Dieckmann.)
O
professor de língua portuguesa deve aproveitar a oportunidade para promover a
construção de artigos de opinião, (E.F.II e E.M e EJA ) e de dissertações no (E. F.I ).
5 ª Etapa:
Realizar
votações para escolha de representantes de turma.
Realizar
na escola assembleias a fim de definirem coletivamente regras da escola e as
penalidades em consequências do não cumprimento das mesmas. ( Ter cuidado com a
escolha da penalidade de modo que não fira as proposições do ECA, LDB, etc
).
Realizar
assembleia com os pais dos alunos com a aprovação final do regimento da escola.
(Caso já exista o documento, deve-se acrescentar o que foi decido coletivamente
e apresentá-lo aos pais, para que seja validado.) Este procedimento deve ser
registrado em ata.
Avaliação:
Todo
o processo percorrido deverá ser analisado, discutido em cada comunidade
escolar, e também nos encontros pedagógicos com os coordenadores e com
diretores. A participação do aluno precisa ser avaliada pelos professores com
critérios por eles estabelecidos.
Referências:
PCNs,
Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação. Volume 8. Ética. Brasília,
2001.
AQUINO.
G. J. A questão da Ética no contexto escolar. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/251/boltec251a.htm
Ministério
Público do Estado de Goiás. Disponível em: http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/o_ato_de_indisciplina_como_proceder.pdf
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