Nesta aula será
trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e
religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades
especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem
como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo
diferentes uns dos outros, cada um possui características e
qualidades importantes e singulares, as quais nos tornam únicos
e, por isso, dignos de sermos respeitados e valorizados .
Duração das
atividades
Aproximadamente
100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há
necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo
professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e
recursos da aula
As estratégias
utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Sala de vídeo;
- Utilização do laboratório de Informática.
Motivação
O professor deverá
iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática,
e pedindo que, em duplas, utilizem um computador. Quando todos já
estiverem acomodados, o professor deverá mostrar a imagem
(Fig.1) abaixo.
Disponível em:
http://www.blogdosempreendedores.com.br/wp-content/uploads/2010/02/diversidade1.jpg Acessado
em: 01 Junho 2010.
Figura 1: Imagem
de diversas pessoas
Observação:
Ressaltamos que
a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou
Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o
professor deverá promover uma conversa sobre a figura em questão.
Sugerimos abaixo um roteiro com questões para nortear este momento.
Roteiro sobre a
figura:
- O que vocês observaram na imagem? O que chama atenção na figura?
- Todas as pessoas presentes na imagem são iguais?
- Quais diferenças podem ser observadas?
- Vocês já imaginaram como seria o mundo se todos nós fossemos iguais?
- Em algum momento vocês já ouviram o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?
Após ouvir as
respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os
conhecimentos prévios que eles têm acerca da temática abordada
nesta aula, o professor poderá informá-los o tema desta aula –
Diversidade
“Em sala de aula”!!
Atividade 1
Dando continuidade à
atividade anterior, o professor deverá pedir para que cada dupla
pesquise em sites da internet os seguintes conceitos:
- Diversidade.
- Diversidade Cultural.
- Diversidade Musical.
- Diversidade Social.
- Diversidade Religiosa.
- Diversidade Étnica.
Abaixo sugerimos
alguns links para a realização da pesquisa:
Sugestões de
links para a pesquisa:
http://www.webartigos.com/articles/16000/1/Diversidade-Religiosa/pagina1.html
Figura 2: Imagem
do site Brasil escola
Concluídas as
pesquisas, o professor deverá pedir para que as duplas apresentem os
resultados destas. Finalizada a apresentação, o professor deverá
iniciar uma discussão, em aula aberta com todos os alunos, sobre o
assunto pesquisado. Sugerimos abaixo um roteiro para nortear este
momento.
Roteiro de
Discussão:
- O que é Diversidade?
- Através das pesquisas, o que vocês entenderam sobre Diversidade Cultural?
- E por Diversidade Musical o que vocês entendem? Quantos estilos de músicas existem? Vocês gostam de todos estes estilos? Quais?
- Nas pesquisas realizadas, vocês encontraram o estilo de música que gostam?
- E sobre a religião, há apenas uma única ou várias?
- O que vocês compreenderam sobre a diversidade étnica?
- E sobre a diversidade social o que vocês entenderam?
- E na escola, você encontrou algum colega que gosta da mesma música que você? ·
- Tem algum colega de classe que possua a mesma tonalidade de cor de pele que a sua?Mesmo tipo de cabelo? Cor dos olhos?
- Você acha que algum funcionário da escola é igual a um outro? O que eles possuem de diferentes? E de semelhantes?
Atividade 2
Neste momento,
buscando dar continuidade à aula, o professor deverá pedir para que
os alunos, ainda em duplas, escrevam numa folha de papel pardo, ou
cartolina, os estilos musicais (sertaneja, rock, pagode etc.) de suas
preferências, bem como escrever os nomes de duas (2) músicas que
cada integrante da dupla gosta de ouvir.
Feito isto, os
cartazes deverão ser fixados na lousa da sala e, em seguida, os
alunos serão convidados a analisar cada um deles, isto é, anotar em
uma folha de caderno os estilos musicais e as músicas preferidas
pela sala como um todo.
Observação:
Neste momento, com
ajuda do professor de matemática, o professor poderá pedir para que
os alunos construam tabelas de freqüências (absoluta e relativa) e
gráficos (de barras e setores) com os dados apresentados nos
cartazes.
Finalizada a análise
dos cartazes, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das
questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro da
Discussão:
- O que vocês acharam das músicas escolhidas pelos seus colegas?
- Vocês gostam de algum outro estilo de música que não foi contemplado nestes cartazes? Qual?
- E o que vocês acharam das escolhas das músicas? Por quê?
- Se déssemos uma cor a cada tipo de música escolhida por vocês, o que teríamos: um painel colorido ou monocromático?
- E se no mundo só houvesse quem criasse, por exemplo, músicas de rock, como poderíamos vir a conhecer e, quem sabe, gostar de outro estilo musical?
- Vocês são iguais a seus irmãos ou primos? O que têm de semelhante e de diferente?
- Uma pessoa com Deficiência Física é igual a uma pessoa que possui, por exemplo, Deficiência Visual e uma pessoa que não têm deficiência (física, visual, auditiva, mental, cognitiva)? No que estas pessoas são semelhantes e no que são diferentes?
- Podemos dizer que as diferenças fazem parte da nossa sociedade, da nossa vida?
- Como temos convivido com as diferenças, com o outro - que não é igual a mim, mas tão humano e digno de ser respeitado e valorizado quanto eu?
Atividade 3
Finalizando a aula,
o professor deverá pedir que cada grupo (junção das duplas)
elabore um mural sobre “Diversidade”, conforme a escolha de um
dos temas abaixo.
Observação:
É importante que na
sala haja grupos trabalhando com todas as temáticas sugeridas.
Roteiro de Temas:
- Diversidade Artística.
- Diversidade Musical.
- Diversidade Étnica.
- Diversidade Racial.
- Diversidade Religiosa.
Os murais deverão
conter textos informativos do tema escolhido, bem como figuras que o
ilustrem. Ressaltamos que abaixo há um modelo de mural sobre a
referida temática
Figura
3: Exemplo
de mural sobre a “Diversidade Artística”
Fonte: Do
Autor
Quando todos os
grupos finalizarem a confecção dos murais, o professor deverá
pedir que os grupos os disponibilizem em um local da escola que possa
ser visto por todos os alunos.
Sugestão de
Atividade
O professor poderá
apresentar o vídeo “Turma da Mônica - Amigo” (Fig.4), com
duração de 03 minutos e 04 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo
“Turma
da Mônica - Amigo”:
http://www.youtube.com/watch?v=UO-sPrXSOc0&feature=related Acessado
em 01 Junho 2010.
Figura 4:
Imagem do vídeo “Turma da Mônica - Amigo”
Após a apresentação
do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão, por meio das
questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de
Discussão:
- O que vocês acharam do vídeo?
- Segundo a Mônica, pessoas que são amigas não têm preconceito. Vocês concordam com ela?Por quê?
- O que vocês acham da amizade do Cascão e do Cebolinha. O primeiro não toma banho e o segundo fala as palavras de maneira errada. Vocês seriam amigas de pessoas assim?
- Como seria o Mundo se todas as pessoas respeitassem a diversidade existente entre cada uma?
É fundamental que
no final das aulas, os alunos compreendam que temos que respeitar as
diferenças existentes entre as pessoas. Além disso, os alunos
deverão ter compreendido que é fundamental que exista esta
diversidade para que possamos ter experiências e
vivências ricas e diversificadas, para que possamos aprender com as
diferenças..
Recursos
Complementares
Os links abaixo se
referem ao conceito de Diversidade em sala de aula:
Avaliação
A avaliação deverá
ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor
perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de
Diversidade, bem como que a escola no qual há uma infinidade de
diferenças entre todos. Além disso, o professor poderá avaliar a
interpretação feita pelos alunos no momento da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário