PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATINGA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Creche (2 e 3 anos)
O planejamento da rotina nas instituições
de educação infantil é de fundamental importância, pois contribui com a
formação integral da criança, com o processo de construção da autonomia,
segurança, estabilidade, responsabilidade e organização do tempo e espaço.
No entanto, não se constitui em um
planejamento rígido, mas flexível e prazeroso, em que devem ser contemplados os
âmbitos identidade e autonomia e as diferentes linguagens (linguagem oral e
escrita, matemática, natureza e sociedade, música, arte e movimento).
Desta forma, o cotidiano nas creches deve prever momentos diversificados
em sua organização, com atividades que contemplem as necessidades de cuidado,
educação e brincadeiras das crianças de 02 e 03 anos de idade. Esses momentos
deverão ser planejados com atividades que estimulem a criatividade, a interação
com crianças e adultos, a imaginação e a experimentação.
A rotina na creche deve ser organizada considerando também as necessidades biológicas das crianças dessa idade, cuidados com alimentação, momentos de higienização e para descanso, uma vez que estas necessidades nesta fase são tão importantes quanto as “afetivas, cognitivas, motoras e sociais”(LDB9394/96). O planejamento deve garantir um bom aproveitamento do tempo e garantir que todas as crianças se envolvam nas atividades.
A rotina na creche deve ser organizada considerando também as necessidades biológicas das crianças dessa idade, cuidados com alimentação, momentos de higienização e para descanso, uma vez que estas necessidades nesta fase são tão importantes quanto as “afetivas, cognitivas, motoras e sociais”(LDB9394/96). O planejamento deve garantir um bom aproveitamento do tempo e garantir que todas as crianças se envolvam nas atividades.
SUGESTÃO DE
ROTINA PARA CRECHE (período integral)
Acolhimento
- receber as crianças, manter
contatos com pais e responsáveis.
Café da
manhã e lanche – os momentos de
refeição também devem ser considerados educativos, neles as crianças vão
aprendendo a ser independentes e autônomos, bem como construindo hábitos
saudáveis de higiene, desde que os adultos saibam intervir nestes momentos com
intencionalidade de construir estes hábitos.
Hora da
roda – momento de interação entre
crianças e professores com conversa informal, músicas, brincadeiras. Podem ser
realizados neste momento também a chamadinha, calendário, combinados e a agenda
do dia.
Hora da
leitura - leitura de histórias,
contos ou outros tipos de texto para as crianças. Os textos devem ser curtos,
bem ilustrados e lidos com ênfase para que possa prender a atenção das crianças
nessa faixa etária.
Hora da
atividade orientada – atividades baseadas
na proposta de conteúdos para maternal, as quais envolvem os eixos linguagem
oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, artes e movimento.
Hora da
atividade diversificada – também
planejadas pelo professor envolvem momentos de escolha pelas crianças, podem
ser trabalhados jogos educativos, musica, DVD, TV, modelagem com massinha ou
argila, desenho livre, recorte e colagem, pintura com guache, manuseio de
livros, etc.
Hora da
higiene (higiene das mãos, escovação
e banho) – nesses momentos a intervenção do professor deve objetivar a
construção da autonomia das crianças, que aos poucos vão aprendendo a fazer
higiene das mãos sozinhas, a observar a forma correta de manusear a escova
dental e a cuidar da higiene do próprio corpo. É importante orienta-las sobre
os momentos adequados a cada um destes momentos, como lavar as mãos antes das
refeições e após usar o sanitário, escovar os dentes após as refeições, etc.
Hora do
almoço e jantar – orientar para construção de hábitos saudáveis de alimentação e saúde, também para a
independência.
Hora do
repouso – após a higiene bucal
(depois do almoço) deve ser planejado o momento para repouso (sono),
proporcionando um ambiente tranqüilo, se possível com músicas calmas.
Atividades
livres ou dirigidas no Pátio (recreação) - atividades realizadas dentro ou fora da sala de aula
envolvendo o movimento do corpo, como: brinquedo, brincadeiras livres, jogos de
regras, banho de mangueira, corridas etc.
Tempo
da Arrumação – orientar as crianças para
organizar os materiais utilizados nas atividades ou brincadeiras.
Música e
dança – As atividades com música são
indispensáveis na educação infantil, uma vez que contribui no processo de
construção do conhecimento, favorece o desenvolvimento da sensibilidade,
criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória,
concentração e atenção.
Artes – Atividades que envolvam apreciação e leitura de obras
de arte diversificada, como: esculturas e pinturas. Também devem ser planejadas
atividades que possibilitem que as crianças experimentem diversas técnicas e
materiais nas suas produções artísticas.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação básica. Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Infantil. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. . Ministério da Educação. Secretaria de
Educação básica. Referenciais
Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Vol. 1, 2 e 3. Brasília:
MEC, SEB, 1998.
CRAIDY, Carmem Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da
Silva. (org.).Educação infantil: pra
que te quero?. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário