A reunião de pais é
um momento riquíssimo para a construção do elo família e escola.
Porém, para
que este seja sadio é
preciso prepará-la com cuidado. È importante que a escola proponha
reuniões periódicas, havendo ainda a necessidade em alguns momentos
de reuniões extraordinárias.
PLANEJANDO A
REUNIÃO DE PAIS
Reunir com os
professores para definir a pauta da reunião.
Marcar a data com
antecedência e enviar um convite aos pais com a pauta da reunião,
data, horário de início e término da reunião.
Sugere-se realizar a
reunião por turma, pois cada turma tem suas especificidades. Isso
poupa tempo.
Sugere-se o tempo
máximo de uma hora e meia de duração.
Selecionar texto ou
vídeo. Também pode ser uma dinâmica, porém precisa ser bem
escolhida, ela não pode ser demorada, tem que estar relacionada ao
tema da reunião e não pode constranger os pais.
O QUE NÃO FAZER NA
REUNIÃO DE PAIS
Marcar um horário e
começar atrasado.
Esquecer de dar
boas-vindas aos pais e tratá-los com cordialidade e simpatia.
Falar do desempenho de
um aluno constrangendo-o diante de todos.
Rebater críticas dos
pais com aspereza como se fosse uma questão pessoal.
Esquecer de colocar
cadeiras suficientes para os pais.
Ultrapassar o horário
de terminar a reunião, os pais detestam reuniões muito longas.
SUGESTÃO DE
ROTEIRO PARA REUNIÃO DE PAIS
Acolhida:
Receber os pais e ir encaminhando-os para a sala, não deixe-os
esperando de pé.
1º Momento:
Abertura
O diretor deverá
apresentar-se, dar boas-vindas aos pais e expor o motivo da reunião.
Apresentar também o professor e coordenador. ( Pode haver algum pai
que nunca participou de uma reunião na escola.)
2º Momento:
Reflexão
Utilizar um texto
motivacional ou vídeo sobre o tema que se deseja abordar. ( Ver
sugestões no blog). Sugere-se a importância do acompanhamento dos
pais. Instigar a reflexão. Falar sobre a importância de se
combinar regras para serem cumpridas em casa pelos filhos, entre
elas: criar uma rotina diária de ter sempre o mesmo horário para
fazer tarefas, leituras e estudar.
Este momento pode ser
realizado pelo coordenador, diretor ou professor.
3º Momento: A
proposta da Escola
O diretor deverá expor
o que foi desenvolvido por toda equipe durante a 1ª Unidade e o que
vai ser desenvolvido nas próximas unidades. Não precisa se alongar
demais. Falar sobre o conselho de classe, explicar como está sendo
feito. Esclarecer que vai ser realizado em todas as unidades e que
não tem o propósito de alterar a nota do aluno.
Falar do projeto sobre
indisciplina na escola que será realizado a partir da segunda
unidade lembrando que os pais serão convidados a participar de uma
reunião para conhecer e aprovar o regimento da escola.
4º Momento: O
trabalho do professor da turma
O
professor falará sobre a turma em questão de modo geral sem
especificar nenhum aluno sem esquecer de ressaltar os aspectos
positivos do grupo. Se algum pai perguntar por seu filho, responder
com cautela sem expor a criança. O professor deverá expor o
trabalho desenvolvido com a turma, como foi desenvolvido e quais os
resultados alcançados. ( Quando possível mostrar cartaz com
gráficos).
5º Momento: A fala
dos pais
Dar
oportunidade para que os pais falem sobre suas expectativas, deem
sugestões e façam críticas se houver. Vocês também podem
colocar uma caixinha, entregar papelzinho e lápis para que eles
escrevam se não quiserem falar.
6º Momento: Entrega
dos resultados
Agradecer a presença de todos. Explicar que o atendimento
individualizado aos pais pode ocorrer todos os dias na escola.
Entregar boletins, relatórios, etc. Continuar o atendimento
individualizado aos pais.
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