PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATINGA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA ESPORTE E LAZER
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A
ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O planejamento da
rotina nas instituições de educação infantil é de fundamental importância, pois
contribui com a formação integral da criança, com processo de construção da
autonomia, segurança, estabilidade, responsabilidade e organização do tempo e
espaço.
No entanto, não se
constitui em um planejamento rígido, mas flexível e prazeroso, em que devem ser
contempladas as diferentes linguagens (linguagem oral e escrita, matemática,
natureza e sociedade, música, arte e movimento).
Desta forma, o
cotidiano na educação infantil deve conter momentos diversificados em sua
organização, com atividades que contemplem as necessidades de cuidado, educação
e brincadeiras das crianças até os 05 anos de idade. Esses momentos deverão
prever atividades que estimulem a criatividade, a interação com crianças e
adultos, a imaginação e a experimentação.
ACOLHIMENTO
– Momento
de acolhida das crianças na sala.
RODA
DE CONVERSA – Logo após a chegada, onde podem ser desenvolvidas atividades
com música, dança, conversa informal. Nesse momento também podem ser realizadas
atividades com calendário, brincadeiras com crachás e apresentação da agenda do
dia.
HORA
DA LEITURA – Momento de leitura diária feita pelo professor objetivando
despertar nas crianças o gosto pela leitura.
CALENDÁRIO
– Marcação
diária do calendário pelo professor com ou sem ajuda das crianças.
CHAMADINHA
– Momento
da chamada, onde poderão ser realizadas atividades com nomes das crianças
escritos em crachás, podendo utilizar também músicas, brincadeiras.
AGENDA
– Apresentação
das atividades que serão realizadas durante o dia, bem como dos projetos que
estão sendo trabalhados.
HORA
DA ATIVIDADE – Momento dedicado aos eixos: linguagem oral e escrita,
matemática, natureza e sociedade. Vale lembrar que estes deverão ser planejados
tendo em vista a interdisciplinaridade com os demais: música, artes e movimento
como consta no material encaminhado para elaboração dos planos de curso.
HIGIENE
E LANCHE – Estes momentos devem ser planejados tendo em vista as necessidades
nutricionais, psicológicas e sociais das crianças. Precisa ser um momento
prazeroso, de partilha com os colegas e de construção de hábitos saudáveis de
higiene e alimentação.
RECREAÇÃO
E BRINCADEIRAS – O brincar é essencial na educação infantil. As atividades
envolvendo brincadeiras devem fazer parte do planejamento das instituições,
pois a partir delas as crianças aprendem a conviver com pessoas diferentes, a
compartilhar idéias e objetos, desenvolve a criatividade e a autonomia. Podem
ser atividades realizadas dentro ou fora da sala de aula envolvendo o movimento
do corpo, como: brinquedo, brincadeiras livres, jogos de regras, banho de
mangueira, corridas etc.
MÚSICA
E DANÇA – As atividades com música são indispensáveis na educação infantil, uma
vez que contribui no processo de construção do conhecimento, favorece o
desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de
ouvir música, da imaginação, memória, concentração e atenção.
HORA
DA HISTÓRIA – Momento de leitura de histórias e contos, em que o adulto
pode planejar atividades diversas utilizando fantoches, fantasias, músicas, sacolas
de leitura, baú de leitura, empréstimo de livros, entre outros.
ARTES
– Atividades
que envolvam apreciação e leitura de obras de arte diversificada, como:
esculturas e pinturas. Também devem ser planejadas atividades que possibilitem
que as crianças experimentem diversas técnicas e materiais nas suas produções
artísticas.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação básica. Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. . Ministério da Educação.
Secretaria de Educação básica. Referenciais
Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Vol. 1, 2 e 3. Brasília:
MEC, SEB, 1998.
CRAIDY, Carmem Maria. KAERCHER, Gládis
Elise P. da Silva. (org.).Educação
infantil: pra que te quero?. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SUGESTÃO DE ROTINA PARA PRÉ-ESCOLA – TURMAS DE 4 E 5
ANOS
HORÁRIO
|
SEGUNDA- FEIRA
|
TERÇA- FEIRA
|
QUARTA- FEIRA
|
QUINTA- FEIRA
|
SEXTA- FEIRA
|
Acolhida
Roda de conversa
|
Acolhida
Roda de conversa
|
Acolhida
Roda de conversa
|
Acolhida
Roda de conversa
|
Acolhida
Roda de conversa
|
|
Hora da leitura
|
Hora da leitura
|
Hora da leitura
|
Hora da leitura
|
Hora da leitura
|
|
Calendário
Chamadinha
agenda
|
Calendário
Chamadinha
agenda
|
Chamadinha
agenda
|
Calendário
Chamadinha
agenda
|
Calendário
Chamadinha
agenda
|
|
Hora da atividade
(linguagem oral e escrita)
|
Hora da atividade
(matemática)
|
Hora da atividade
(linguagem oral e escrita)
|
Hora da atividade
(natureza e sociedade)
|
Atividade diversificada (hora do brinquedo)
|
|
Higiene
Lanche
Brincadeiras
|
Higiene
Lanche
Brincadeiras
|
Higiene
Lanche
Brincadeiras
|
Higiene
Lanche
Brincadeiras
|
Higiene
Lanche
Brincadeiras
|
|
Atividade diversificada (Jogos de regras)
|
Atividade diversificada (Artes)
|
Atividade diversificada (Música e dança)
|
Atividade diversificada (hora
da história)
|
Planejamento
|
|
Organização da saída
|
Organização da saída
|
Organização da saída
|
Organização da saída
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário