sexta-feira, 7 de junho de 2013

PROJETO DE LEITURA


 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


PROJETO LEITURA


  ‘’ … NA SOLIDEZ DO CONCRETO HÁ SUTILEZA DA PALAVRA 
NA VISÃO DO LEITOR”
Manoel Pedro de Souza


OBJETIVO GERAL:

Trabalhar e desenvolver a aplicabilidade e influência da leitura e escrita nos diversos contextos cultural, artístico, comunicativo e expressivo existente no meio social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Despertar o interesse e o gosto pela leitura de uma maneira lúdica e prazerosa.
Apresentar situações diversas onde a leitura e a escrita se faz necessária.
Desenvolver o potencial crítico, analítico e inovador existente no indivíduo.
Criar momentos de amizade e companheirismo entre os envolvidos no processo ensino aprendizagem utilizando a leitura e escrita como recurso essencial para alcançar essa finalidade.
Estimular a participação da comunidade no espaço escolar tendo como veículo condutor a apresentação da leitura e escrita.
 
JUSTIFICATIVA:

“A leitura de mundo precede a leitura da palavra...”, (Paulo Freire).
Buscando desenvolver um trabalho voltado para a prática da leitura e escrita em sala de aula, propusemos elaborar e executar a metodologia e atividades existentes nesse projeto, tendo como ponto de partida a influência que a leitura e escrita exerce no contexto sócio – político que envolve o meio em que o individuo (aluno) vive e atua. Partindo dessa premissa esse projeto se propõem a direcionar os seus objetivos utilizando a vivência de mundo em que os alunos adquirem nas relações interpessoais, bem como no conjunto de situações e fatores que a sociedade adquiriu no seu processo de formação e existência.
 
DESENVOLVIMENTO:

Esse projeto terá início a partir do mês de abril e finalizará no mês de dezembro, tendo como proposta a interdisciplinaridade, podendo ser aplicado em todo segmento de ensino, cabendo ao professor adequar a sua aplicabilidade de acordo com as competências que compõem cada segmento de ensino. Portanto todos os professores poderão dar a sua parcela de contribuição e participação, utilizando recursos diversos para trabalhar a leitura e escrita em sala de aula, desenvolvendo da seguinte forma:
 
MÊS DE ABRIL:

Nesse primeiro mês as atividades se concentrarão, a princípio, nos estudos e análise da proposta desse projeto, bem como na aquisição dos recursos e materiais necessários para a sua execução por parte de direção e professores. Nesse mesmo período fica sob responsabilidade da direção e do corpo docente a apresentação, discussão e reflexão junto aos alunos sobre os objetivos que esse projeto deseja alcançar. É imprescindível que nesse mesmo período bem como no decorrer de todo o processo desse projeto, o professor trabalhe e apresente em sala de aula, os diferentes gêneros literários e textuais a fim de que os alunos possam utilizar essas linguagens no decorrer das atividades sugeridas.
Concluído esse primeiro momento, o fio condutor para trabalhar a leitura e escrita será a música nos seus diferentes contextos, o professor terá a sua disposição esse recurso para despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita, seguindo os seguintes critérios ;a cada semana do mês de abril, o professor trabalhará estilo de música que tenha uma mesma temática ex: na primeira semana iremos trabalhar com música cujo a temática é direcionada a questão ambiental, a partir dessa temática o professor trabalhará o texto musical bem como poemas, poesia, textos entre outros que aborde esse mesmo assunto.
 
MÊS DE MAIO:

Nesse mês o recurso a ser utilizado é a apresentação de trabalhos artísticos como quadros, esculturas, fotos e recortes, disponibilizando a cada semana do mês um determinado tipo de arte , sendo que o professor aproveite o ensejo para trabalhar a vida de determinados artistas que criaram obras correlatas com a que está sendo trabalhada durante a respectiva semana. Durante a exposição os alunos serão questionados com as seguintes indagações após analisarem as obras expostas: o que vejo, o que penso e o que sinto diante da obra e o que gostaria de acrescentar ou retirar.
 
MÊS DE JUNHO: 
 
O mês junino apresentaremos os fatos ocorridos a nível local, estadual, federal e mundial, destacando os diferentes aspectos como social, cultural, político e econômico utilizando para essas apresentações diferentes recursos como slides, mural, cartazes, gráficos entre outros, podendo dinamizar apresentação em forma de telejornal (plantão de notícias tendo um redator, o câmera o jornalista).

MÊS DE JULHO:

No mês de julho será dedicado a entrevistas com personalidade ligada a cultura, política, a movimentos religiosos e comunitários. O roteiro dessas entrevistas deverá ser elaborada pelo professor e alunos.

MÊS DE AGOSTO:

Nesse mês trabalharemos as diversas manifestações culturais e artísticas, bem como as influências e contribuições dos diferentes povos que constituíram a sociedade brasileira, sendo ela africana, indígena, europeia, asiática entre outras. Destacando a arte do bordado, da culinária, da medicina caseira e das manifestações folclórica como danças, lendas, contos etc.
 
MÊS DE SETEMBRO

O mês de setembro abordará o sentimento pátrio, trazendo para a sala de aula todo contexto dos hinos nacionais como o da república, da bandeira, do soldado, da independência, bem como os símbolos e brasões nacionais, o que cada bandeira representa para o país e os diversos Estados. Pesquisaremos os vultos históricos e personalidades tanto local como nacional que entraram para a história por terem envolvidos em questões pátrios.
 
MÊS DE OUTUBRO:

Nesse mês enfocaremos os jogos , brincadeiras e brinquedos existentes ou que já existiram, fazendo uma ponte entre o passado, presente e futuro. Depois de realizado essa pesquisa, o trabalho poderá ser culminado com oficinas de todo material pesquisado.
 
MÊS DE NOVEMBRO:

Esse mês dedicaremos a pesquisas da vida e obras de diversas personalidades que compõem a literatura brasileira fazendo referência aos que foram trabalhando durante os meses anteriores, utilizando teatro, jogral, dramatizações, recital nas apresentações dos trabalhos.
 
MÊS DE DEZEMBRO:

Culminância do projeto: confeccionaremos um livro com todas as produções que foram elaboradas no decorrer desse projeto, sendo que esse livro deverá ser dividido em nove capítulos apresentando as diferentes temáticas trabalhadas nesse projeto.
 
ATIVIDADES:

- Música
-Imagem/colagem
- Notícias/fatos diários
- Mídia (entrevistas)
- Reportagem
- Brincadeiras/jogos
- Cultura/arte


Nenhum comentário:

Postar um comentário