SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PROJETO LEITURA
‘’ … NA SOLIDEZ DO CONCRETO HÁ SUTILEZA DA
PALAVRA
NA VISÃO DO LEITOR”
Manoel Pedro de Souza
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar e desenvolver a aplicabilidade e influência da leitura e
escrita nos diversos contextos cultural, artístico, comunicativo e
expressivo existente no meio social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar o interesse e o gosto pela leitura de uma maneira lúdica e
prazerosa.
Apresentar situações diversas onde a leitura e a escrita se faz
necessária.
Desenvolver o potencial crítico, analítico e inovador existente no
indivíduo.
Criar momentos de amizade e companheirismo entre os envolvidos no
processo ensino aprendizagem utilizando a leitura e escrita como
recurso essencial para alcançar essa finalidade.
Estimular a participação da comunidade no espaço escolar tendo
como veículo condutor a apresentação da leitura e escrita.
JUSTIFICATIVA:
“A leitura de mundo precede a leitura da palavra...”, (Paulo
Freire).
Buscando desenvolver um trabalho voltado para a prática da leitura e
escrita em sala de aula, propusemos elaborar e executar a metodologia
e atividades existentes nesse projeto, tendo como ponto de partida a
influência que a leitura e escrita exerce no contexto sócio –
político que envolve o meio em que o individuo (aluno) vive e atua.
Partindo dessa premissa esse projeto se propõem a direcionar os
seus objetivos utilizando a vivência de mundo em que os alunos
adquirem nas relações interpessoais, bem como no conjunto de
situações e fatores que a sociedade adquiriu no seu processo de
formação e existência.
DESENVOLVIMENTO:
Esse projeto terá início a partir do mês de abril e finalizará no
mês de dezembro, tendo como proposta a interdisciplinaridade,
podendo ser aplicado em todo segmento de ensino, cabendo ao professor
adequar a sua aplicabilidade de acordo com as competências que
compõem cada segmento de ensino. Portanto todos os professores
poderão dar a sua parcela de contribuição e participação,
utilizando recursos diversos para trabalhar a leitura e escrita em
sala de aula, desenvolvendo da seguinte forma:
MÊS DE ABRIL:
Nesse primeiro mês as atividades se concentrarão, a princípio, nos
estudos e análise da proposta desse projeto, bem como na aquisição
dos recursos e materiais necessários para a sua execução por
parte de direção e professores. Nesse mesmo período fica sob
responsabilidade da direção e do corpo docente a apresentação,
discussão e reflexão junto aos alunos sobre os objetivos que esse
projeto deseja alcançar. É imprescindível que nesse mesmo período
bem como no decorrer de todo o processo desse projeto, o professor
trabalhe e apresente em sala de aula, os diferentes gêneros
literários e textuais a fim de que os alunos possam utilizar essas
linguagens no decorrer das atividades sugeridas.
Concluído esse primeiro momento, o fio condutor para trabalhar a
leitura e escrita será a música nos seus diferentes contextos, o
professor terá a sua disposição esse recurso para despertar no
aluno o interesse pela leitura e escrita, seguindo os seguintes
critérios ;a cada semana do mês de abril, o professor trabalhará
estilo de música que tenha uma mesma temática ex: na primeira
semana iremos trabalhar com música cujo a temática é direcionada a
questão ambiental, a partir dessa temática o professor trabalhará
o texto musical bem como poemas, poesia, textos entre outros que
aborde esse mesmo assunto.
MÊS DE MAIO:
Nesse mês o recurso a ser utilizado é a apresentação de trabalhos
artísticos como quadros, esculturas, fotos e recortes,
disponibilizando a cada semana do mês um determinado tipo de arte ,
sendo que o professor aproveite o ensejo para trabalhar a vida de
determinados artistas que criaram obras correlatas com a que está
sendo trabalhada durante a respectiva semana. Durante a exposição
os alunos serão questionados com as seguintes indagações após
analisarem as obras expostas: o que vejo, o que penso e o que sinto
diante da obra e o que gostaria de acrescentar ou retirar.
MÊS DE JUNHO:
O mês junino apresentaremos os fatos ocorridos a nível local,
estadual, federal e mundial, destacando os diferentes aspectos como
social, cultural, político e econômico utilizando para essas
apresentações diferentes recursos como slides, mural, cartazes,
gráficos entre outros, podendo dinamizar apresentação em forma de
telejornal (plantão de notícias tendo um redator, o câmera o
jornalista).
MÊS DE JULHO:
No mês de julho será dedicado a entrevistas com personalidade
ligada a cultura, política, a movimentos religiosos e comunitários.
O roteiro dessas entrevistas deverá ser elaborada pelo professor e
alunos.
MÊS DE AGOSTO:
Nesse mês trabalharemos as diversas manifestações culturais e
artísticas, bem como as influências e contribuições dos
diferentes povos que constituíram a sociedade brasileira, sendo ela
africana, indígena, europeia, asiática entre outras. Destacando a
arte do bordado, da culinária, da medicina caseira e das
manifestações folclórica como danças, lendas, contos etc.
MÊS DE SETEMBRO:
O mês de setembro abordará o sentimento pátrio, trazendo para a
sala de aula todo contexto dos hinos nacionais como o da república,
da bandeira, do soldado, da independência, bem como os símbolos e
brasões nacionais, o que cada bandeira representa para o país e os
diversos Estados. Pesquisaremos os vultos históricos e
personalidades tanto local como nacional que entraram para a
história por terem envolvidos em questões pátrios.
MÊS DE OUTUBRO:
Nesse mês enfocaremos os jogos , brincadeiras e brinquedos
existentes ou que já existiram, fazendo uma ponte entre o passado,
presente e futuro. Depois de realizado essa pesquisa, o trabalho
poderá ser culminado com oficinas de todo material pesquisado.
MÊS DE NOVEMBRO:
Esse mês dedicaremos a pesquisas da vida e obras de diversas
personalidades que compõem a literatura brasileira fazendo
referência aos que foram trabalhando durante os meses anteriores,
utilizando teatro, jogral, dramatizações, recital nas apresentações
dos trabalhos.
MÊS DE DEZEMBRO:
Culminância do projeto: confeccionaremos um livro com todas as
produções que foram elaboradas no decorrer desse projeto, sendo que
esse livro deverá ser dividido em nove capítulos apresentando as
diferentes temáticas trabalhadas nesse projeto.
ATIVIDADES:
- Música
-Imagem/colagem
- Notícias/fatos diários
- Mídia (entrevistas)
- Reportagem
- Brincadeiras/jogos
- Cultura/arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário